29.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro, 2024

Entidades debatem aumento de verba para a saúde com apoio do governo

Saúde – 30/08/2012 – 17:08

Os recursos federais destinados à Saúde Pública foram o tema debatido na tarde desta quarta-feira (29), durante a reunião de apoio ao Movimento “Saúde Mais Dez”, realizado no auditório do Hotel Jandaia, em Campo Grande.

O Movimento “Saúde Mais Dez” vem percorrendo o Brasil com o principal objetivo de colher um total de 1,4 milhões de assinaturas para levar até o Congresso Nacional como Emenda Popular à proposta de alocar na área da saúde, 10% da receita bruta da União. Para a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, o encontro representa o fortalecimento da saúde em sua totalidade e também o comprometimento de Mato Grosso do Sul na busca pelos recursos destinados à saúde.

O encontro contou com a presença da vice-governadora Simone Tebet, representando o governador André Puccinelli, da secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso de Sul, Beatriz Figueiredo Dobashi, do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Wilson Duarte Alecrim, além de representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e profissionais ligados à área da saúde do Estado.

“Desde a elaboração do Movimento Saúde em março deste ano, várias entidades manifestaram apoio à busca pelos recursos federais por meio de Emenda Popular. Desde então foram feitos manifestos com os mesmos debates em estados como Pernambuco, Paraná e agora em Mato Grosso do Sul. A reunião mostra o apoio que as instituições da saúde, parlamentares e outras entidades oferecem ao Movimento Saúde Mais Dez”, disse a secretária.

Durante a reunião, a secretária de Estado de Saúde entregou cerca de 1,5 mil formulários para representantes comunitários que farão a distribuição em seus bairros com o objetivo de colher assinaturas de bairros da Capital para a apoiar o Movimento Saúde Mais Dez. Municípios do interior também receberam os formulários para recolhimento de assinaturas.

De acordo com o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Mato Grosso do Sul (Cosems), Frederico Marcondes Neto, estão previstas mais de sete mil assinaturas de apoio ao “Saúde Mais Dez” em Mato Grosso do Sul. “A nossa tarefa é recolher mais de sete mil assinaturas e somá-las ao montante adquirido pelo Brasil, para que cheguemos a 1,4 milhões de assinaturas e assim encaminhá-las ao Congresso. É uma causa importante que reflete diretamente na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), para torná-lo cada vez mais eficiente no atendimento à população”, disse o presidente.

Fonte: Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Palmeiras e Botafogo decidem liderança do Campeonato Brasileiro em confronto direto no Allianz Parque

Nesta terça-feira, 26, Palmeiras e Botafogo realizam um dos jogos mais aguardados da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. O confronto, marcado para...

Desocupação em MS cai para 3,4% no trimestre de julho a setembro

É a quarta menor taxa de desocupação do Brasil, atrás de Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina.

Governo reúne bancada federal para definir emendas e projetos para 2025

Os parlamentares apresentaram projetos que devem receber recursos específicos de emendas conjuntas e individuais, além de propostas destinadas para as maiores cidades do Estado: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã, respectivamente.