12/12/2013 – Atualizado em 12/12/2013
Engenheiro da Capital desenvolve modelo único de ‘servidor de tereré’
Por: Dourados Agora
Preocupado com o desconforto em ter que segurar a garrafa gelada enquanto servia tereré, o engenheiro eletricista de 29 anos, Paulo Mansano, nascido em São Paulo, mas radicado em Campo Grande, decidiu desenvolver um suporte que torna seu momento de descontração com amigos ainda mais tranquilo.
“A ideia veio, na verdade, por causa da preguiça em ter que ficar segurando a garrafa de gelo. Recebo muitos amigos diariamente e como dono da casa, acabo tendo que servir o pessoal nas rodas de tereré, por isso, busquei uma solução para facilitar minha situação”, explicou.
Com apoio de um professor, ele desenvolveu uma adaptação moderna para um “servidor” que havia encontrado na internet. O modelo feito por Paulo vem com um pedal que quando acionado, deixa a garrafa (de preferência Pet de dois litros) em uma posição ideal para que a água desça até a cuia, na quantidade certa.
“Você encaixa a garrafa no suporte com uma trava que impede que ela se desloque e dê o rebote na água. Depois é só acionar o pedal de inclinação que permite que a velocidade de saída da água seja facilmente controlada. Essa é a principal diferença para outros modelos que vi, inclusive o que eu usei como base; os demais não possuem nem a trava, nem o pedal”, comentou o engenheiro eletricista que já começou a receber algumas encomendas.
“Penso em colocar o produto à venda futuramente e, inclusive, já recebi pedidos. Durante pesquisa acabei encontrando um projeto parecido que havia entrado com pedido de patente, e apesar de meu servidor ter um modelo exclusivo, poderia se configurar como plágio, por isso, vou aguardar para tentar patentear no futuro”, disse.
