Três Lagoas (MS) – Na semana que antecedeu o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril), estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, da Escola Estadual Bom Jesus, em Três Lagoas – que oferta educação em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria” – protagonizaram ações diversas sobre a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Empatia Acima de Tudo
Com o título “Empatia Acima de Tudo”, estudantes e professores discutiram os desafios da inclusão ainda postos às pessoas com esse tipo de transtorno. Segundo os coordenadores pedagógicos Julice Farias, Marcela Barboza e Agnaldo Mendonça, “a EE Bom Jesus tem pensando muito sobre suas práticas inclusivas. Nos questionamos a todo momento se realmente promovemos a inclusão de modo eficiente, com metodologias adequadas e atendimento inclusivo”.
A semana também contou com a colaboração de outros atores sociais, parceiros da escola, como a terapeuta ocupacional Lígia Zílo, a fonoaudióloga Caroline Pereira e a Psicóloga Rafaela Penha. “Estamos felizes com a enorme contribuição dos professores e outros parceiros da escola”, menciona gestor José Bento de Arruda.
“Acreditamos que o caminho da inclusão perpassa pelo protagonismo dos estudantes e pela ajuda de toda comunidade, pois são eles, os estudantes, sujeitos ativos desse processo de transformação das relações sociais dentro e fora da escola”, relata diretor-adjunto Angelo José Marques.