Em 2024, está prevista a realização dos cursos Mecânica Básica de Veículos Leves, Mecânica de Básica de Veículos a Diesel e Pintura Imobiliária pelo Senai; o cronograma com o Senac ainda está sendo desenvolvido.
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS), alcançou a marca de 152 pessoas qualificadas para o mercado de trabalho no município somente em 2023. Com o intuito de qualificar profissionais para o setor de serviços e, com isso, contribuir para o desenvolvimento social e a geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desde o início da construção da nova fábrica, esta iniciativa já formou 251 profissionais na cidade, por meio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
“Temos orgulho de contribuir com o desenvolvimento social de Ribas do Rio Pardo, tanto por meio da construção da nossa fábrica quanto da formação profissional de pessoas da comunidade. Com o apoio de duas organizações renomadas, o Senac e o Senai, conseguimos fornecer a essas pessoas qualificação essencial para que tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho. Com isso, toda a sociedade é beneficiada com a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos, com a geração de renda e aumento do poder de compra e com o aquecimento da economia, o que representa a concretização do nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós, se for bom para o mundo’”, destaca Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano.
Já para o primeiro trimestre deste ano, está prevista a realização dos cursos de Mecânica Básica de Veículos Leves, Mecânica de Básica de Veículos a Diesel e Pintura Imobiliária, que serão oferecidos pelo Senai. A parceria com o Senac também será mantida e o cronograma ainda está sendo desenvolvido. O investimento em oportunidades de qualificação profissional é uma das ferramentas sociais com as quais a Suzano busca impulsionar o desenvolvimento econômico local e a geração de renda, o que contribui para atingir a meta assumida publicamente pela companhia de retirar mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030 nas suas áreas de atuação.
A dona de casa Pollyana Dias Rodrigues, de 30 anos, conta que soube do curso de Preparo de Bolos e Tortas por meio das redes sociais e, após agarrar a oportunidade e concluir a formação, sente-se confiante para levar seu pequeno negócio adiante. “O curso foi muito importante e estou conseguindo aplicar todo o aprendizado adquirido na minha atividade. Eu já fazia bolos caseiros para vender, mas o curso me motivou bastante a seguir na atividade. Agora quero me qualificar ainda mais para conseguir abrir minha microempresa e, em breve, pretendo abrir um espaço para produzir e vender meus bolos”, complementa.
Divina Dias Costa, de 54 anos, relata que chegou a Ribas do Rio Pardo recentemente em busca de uma oportunidade de trabalho e encontrou no curso fornecido pela empresa a possibilidade de trilhar novos caminhos profissionais. “Fico muito feliz por participar desses cursos que a Suzano trouxe e que me ajudaram a abrir novos horizontes, e de poder crescer junto com a cidade. Quando fiquei sabendo desse empreendimento [construção da nova fábrica da Suzano] um ano e meio atrás, eu soube que tinha que vir para cá. Fiz meu primeiro cursinho, agora completei esta formação em preparação de bolos, tortas e marmitas e isso me despertou a vontade de buscar oportunidades nesse setor, quem sabe um emprego, ou até mesmo abrir um restaurante?”, pondera.