Das 237.261 pessoas que receberam a dose da Janssen em Mato Grosso do Sul, e deveriam tomar a 2ª de reforço, apenas 36 mil procuraram o imunizante desde sexta-feira (10), quando começou a nova etapa.
Os números representam apenas 12% do montante a ser vacinado com o imunológico em todo o Estado. Nesta segunda-feira (13), o Secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende lamentou a situação.
“O balanço que fazemos hoje sobre a segunda dose da vacina da Janssen em Mato Grosso do Sul mostra que estamos muito aquém do desejado. Aplicamos pouco mais do que 12 por cento do recebido”, contou.
“Em muitos municípios a vacinação está muito lenta, e para nossa tristeza, há municípios que nem iniciaram ainda o processo de imunização com a segunda dose”, disse Resende.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), nos 13 municípios da região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, foram aplicadas 12.227 unidades da vacina da Janssen. Nos demais 66 municípios, 23.782 pessoas receberam o reforço do imunizante, totalizando 36.009 doses.
Segundo a pasta, a estimativa é que até o dia 25 todos os 237.261 sul-mato-grossenses maiores de 18 anos que receberam a primeira dose procure as unidades de saúde nos 79 municípios do Estado para completarem seu ciclo vacinal.
Informações do site Correio do Estado