21.5 C
Três Lagoas
domingo, 27 de outubro, 2024

Em festa de oito anos, Cras localiza mais de 150 famílias

Política – 18/08/2012 – 09:08

A comemoração do oitavo aniversário do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região de Interlagos, no município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, foi um grande presente para a comunidade. Com o tema “Família e Cidadania”, o bolo de aniversário foi repartido em 40 bairros. Invadindo praças, escolas e assentamentos e usando o espaço do Cras, entre palestras, oficinas e exposições, os profissionais da assistência social conseguiram, por meio da busca ativa, localizar mais de 150 famílias e incluir 20 delas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

“Durante as campanhas, localizamos, em uma região rural, mais de 47 famílias. Agora, com o fim das comemorações, iniciamos o trabalho de cadastramento, em que 20 famílias já foram incluídas”, comemora a coordenadora do Cras Interlagos, Maurelice Nunes.

Uma das atividades acabou por encaminhar, em um único dia, mais de 20 beneficiários do Bolsa Família ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Foi um mês intenso de atividades, mobilizando, levando até a população informação, serviços e benefícios do governo. Uma surpresa pra gente foi perceber que muitas pessoas estão em busca de qualificação profissional e nem sabiam da existência de programas como o Pronatec”, conta a coordenadora.

Segundo Maurelice Nunes, o Brasil Carinhoso foi um dos assuntos mais procurados pelos beneficiários. Ela explica que, nos trabalhos de busca ativa feitos pela equipe do Cras, surgiram muitas perguntas sobre a ação. “Já temos famílias recebendo o benefício, mas, como se trata de ação recente, muita gente ainda não sabe como funciona e se tem direito.”

O novo benefício, destinado a famílias em extrema pobreza com filhos de 0 a 6 anos, além de reforçar a renda das famílias, segundo a coordenadora, compromete o beneficiário cada vez mais com as contrapartidas. “A procura do Cras para atualização e regularização das informações no Cadastro Único aumentou após o Brasil Carinhoso”, afirma.

O saldo do mês de comemoração dos oito anos do Cras Interlagos foi positivo. Maurelice conta que a ideia é repetir o feito. “Pretendemos promover outras campanhas desse nível”. De acordo com ela, foi possível perceber que os trabalhos de busca ativa devem ser cada vez mais intensificados. “Percebemos que é preciso investir na estratégia, ir atrás dessas pessoas, pois estamos conseguindo localizar muitas famílias em áreas rurais e assentamentos, por exemplo.”

Participaram da campanha, além dos beneficiários do programa de transferência de renda do governo federal, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritos no Cadastro Único, atendidos pelo Programa de Atendimento Integral à Família (Paif), pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por programas e projetos sociais.

5 mil famílias – O Cras Interlagos é um dos maiores de Três Lagoas. “Mais de 5 mil famílias estão cadastradas em nossa unidade e atendemos em praticamente 100% dos 40 bairros de nossa responsabilidade”, comenta Maurelice Nunes.

Além de reforçar os trabalhos da assistência social e levar à população os serviços e benefícios do governo federal, o Cras Interlagos oferece oficinas para beneficiários dos programas. “São vários cursos de no máximo dois meses, que contribuem para que essas famílias tenham outra fonte de renda. Nessas oficinas, aproveitamos para acompanhar as famílias, levar informações e garantir os direitos a cada uma delas.”

Entre as oficinas oferecidas, estão as de pintura em tecido, bico de crochê, pet aplique, confecção de pufe e bolsa de garrafa pet. “Além de colaborar com o meio ambiente, as beneficiárias acabam comercializando o que produzem e ainda repassam esse conhecimento para amigos e vizinhos em situação de pobreza extrema”, conta Maurelice Nunes.

Fonte: Ascom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Penal de MS assume realização de escoltas e transferências interestaduais de presos

O serviço antes era realizado pela Polinter (Delegacia Especializada de Polícia Interestadual e Capturas).

Consumidores avaliam como positivo o atendimento da Sanesul em MS

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca a importância de manter o padrão de qualidade no atendimento ao cliente.

Governo amplia dispensa de nota fiscal para transporte sem fins comerciais a todos equídeos em MS

Essa mudança atende a uma antiga demanda dos criadores do Estado.