A seleção brasileira de futebol já não assusta seus adversários e vem acumulando resultados decepcionantes, em um ciclo negativo que parece não ter fim desde aquele 8 de julho de 2014, quando sofreu uma goleada de 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo realizada no Brasil. Para completar esse cenário desastroso, a seleção foi eliminada na Copa América realizada nos Estados Unidos, após ser derrotada nos pênaltis pelo Uruguai por 4 a 2 no sábado (06), após um empate no tempo normal e com um jogador a mais devido à expulsão de Nández no segundo tempo, após um carrinho violento em Rodrygo.
Nos pênaltis, Eder Militão e Douglas Luiz desperdiçaram suas cobranças, enquanto o Uruguai converteu todas as suas penalidades. Vale lembrar que o time masculino da seleção de futebol também não estará nas Olimpíadas de Paris 2024, e nas eliminatórias para a próxima Copa do Mundo a seleção amarga a sexta posição na tabela de classificação. O último título da equipe foi em 2019, quando conquistou a Copa América em uma final contra o Peru, vencendo por 3 a 1 no Maracanã.
Após a saída de Tite no final de 2022, a CBF optou por dois técnicos interinos: Ramon Menezes e Fernando Diniz, que ficou no cargo por cerca de seis meses e acabou demitido no início deste ano. Atualmente, a seleção é comandada por Dorival Júnior, que ouviu gritos de protesto por parte da torcida que pedia para ele sair, e cantavam o nome de Rogério Ceni
Próximos jogos do Brasil em 2024
Paraguai x Brasil (10 de setembro)
Chile x Brasil (10 de outubro)
Brasil x Peru (15 de outubro)
Venezuela x Brasil (14 de novembro)
Brasil x Uruguai (19 de novembro)
Todos jogos das eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo 2026.