Política – 15/12/2012 – 08:12
O deputado estadual Eduardo Rocha participou nesta sexta-feira da solenidade de entrega de patrulhas mecanizadas para assentamentos rurais e comunidade quilombolas de 49 municípios de Mato Grosso do Sul. Dentre eles de cinco assentamentos na região de Três Lagoas, Selvíria e Caarapó, fruto de indicação do deputado junto ao senador Waldemir Moka, autor da emenda que possibilitou a aquisição dos imp0lementos. Na ocasião, foram entregues 107 conjuntos, formados por um trator de 95 cavalos, uma grade aradora e uma carreta com capacidade de quatro toneladas, que foram repassados diretamente às associações oficiais que representam cada assentamento. Os recursos disponibilizados para execução do projeto somam R$ 10,4 milhões, através de emenda parlamentar, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e contrapartida do governo do Estado, que destinou R$ 1.143.500,00.
“É muito importante para nossa região que os agricultores familiares tenham mais estrutura para trabalhar. Neste sentido, pedi ao senador Moka que olhasse com carinho para os agricultores dos assentamentos, em especial, os de Três Lagoas, Selvíria , tendo sido atendido pelo senador”, disse o deputado. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Lagoas, Jenir Neves, foram beneficiados agricultores familiare4s dos assentamentos Pontal do Faia e Vinte de Março, que são do INCRA e também, dos projetos fundiários estaduais Paulistinha, Palmeiras e Dracena. O deputado destacou ainda que conseguiu também patrulhas para o assentamento Canoas, em Selvíria e para os assentados de Caarapó.
As 107 patrulhas irão beneficiar os produtores dos municípios de: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antonio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Terenos, Três Lagoas além de comunidades quilombolas de Figueirão, Jaraguari, Maracaju e Corguinho.
O equipamento faz parte do projeto Assentamento Produtivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), de Mato Grosso do Sul, que vai beneficiar diretamente mais de 20 mil famílias de pequenos agricultores, que vivem em assentamentos e comunidades quilombolas. A expectativa é que cada patrulha mecanizada incremente uma área plantada de 500 hectares anualmente, totalizando 53.500 hectares ao ano de preparo e plantio das culturas da base alimentar da população sul-mato-grossense, como o arroz, feijão, mandioca, milho, além das áreas de pastagens para atender a pecuária leiteira, atividade exercida pela maioria dos assentados.
Fonte: Assessoria de Imprensa