Geral – 16/01/2012 – 13:01
A economia brasileira retomou o crescimento em novembro, recuperando-se do recuo verificado em outubro , segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta segunda-feira pela autoridade monetária.
O indicador fechou o penúltimo mês de 2011 com 140,19 pontos, contra 138,60 em outubro, o que indica uma expansão de 1,15%, considerando os dados dessazonalizados.
Esse movimento aponta que a economia do País retomou o cresicmento no quarto trimestre, após a estagnação verificada no período de julho a setembro, quando o Produto Interno Bruto (PIB) foi de 0%. Em outubro, o IBC-Br desacelerou 0,3%
Em 2011, no acumulado até novembro, a expansão foi de 2,88%. Já a taxa anualizada, que compreende os últimos 12 meses terminados em novembro, mostra crescimento de 3,04%, também na série dessazonalizada.
O IBC-Br mostra a estimativa para a produção mensal dos três setores da economia (indústria, agricultura e serviços), e de impostos sobre produtos.
O indicador é visto pelo mercado como uma boa antecipação do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo País em um determinado período de tempo.
O resultado do PIB é divulgado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) após o encerramento de cada trimestre.
Fonte: Ig