26.2 C
Três Lagoas
sábado, 21 de dezembro, 2024

É mentira que voto valerá como prova de vida nas Eleições 2024

Justiça Eleitoral desmente informações falsas sobre suposto acordo com INSS e reforça que o voto é exclusivamente para escolha de representantes municipais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem a público para esclarecer recentes boatos que têm circulado nas redes sociais a respeito das Eleições Municipais de 2024. A instituição reitera que o voto tem como único objetivo a escolha dos representantes municipais, como prefeitos e vereadores, e nega qualquer outra finalidade associada à presença de eleitores nas urnas.


O ato de votar é o exercício pleno da cidadania, destinado exclusivamente à escolha de representantes políticos. Não há qualquer uso adicional do momento do voto para outros fins, como vinculação a serviços públicos ou benefícios.

Circulam rumores de que a Justiça Eleitoral teria firmado um acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para utilizar a presença de eleitores nas urnas em outros processos. O TSE desmente categoricamente essa informação. As eleições são organizadas pela Justiça Eleitoral e o processo de votação não está vinculado a nenhum outro órgão governamental.

Esse tipo de desinformação já havia sido disseminado antes das Eleições de 2022. Na época, o TSE esclareceu o caso por meio da plataforma oficial “Fato ou Boato”, alertando sobre a ilegalidade do uso de imagens falsas associadas à Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral reforça que suas comunicações são feitas exclusivamente por seus canais oficiais, como o site do TSE e os tribunais regionais eleitorais (TREs). Qualquer informação fora desses meios deve ser vista com cautela, especialmente quando envolve a manipulação de dados e falsas alegações. A Justiça Eleitoral pede à população que siga apenas fontes confiáveis e reforce seu compromisso com a transparência e a segurança do processo eleitoral.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

População indígena no Brasil é mais urbana, aponta Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, a população indígena no Brasil é predominantemente urbana. De acordo com os dados do...

Projeto de Lei pode punir eventos sem Licença ambiental

O Projeto de Lei 2269/24, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, propõe criminalizar a divulgação ou organização de eventos de grande porte sem...

Situação da Dengue em Mato Grosso do Sul em 2024

Mato Grosso do Sul registrou 19.575 casos prováveis de Dengue em 2024, com 16.176 casos confirmados. Segundo o boletim da 50ª semana epidemiológica, divulgado...