Geral – 26/01/2012 – 11:01
Com pouco volume por conta do feriado em São Paulo, o dólar registrou alta de 0,49% nesta quarta-feira (25), terminando cotado a R$ 1,761 na venda. Apesar desta valorização, o dólar acumula desvalorização de 5,75% em janeiro, frente à alta de 3,07% registrada no mês passado.
A aversão ao risco foi elevada no mercado cambial, repercutindo a posição contrária do BCE (Banco Central Europeu) em fazer qualquer reestruturação de sua participaçao na dívida grega para ajudar a política monetária daquele país, pedindo, em Davos.
Por sua vez, a chanceler alemã, Angela Merkel, poderá dar uma trégua em sua campanha para colocar rédeas no mercado, além de pedir mais autonomia para a União Europeia. Além disso, o FMI (Fundo Monetário Internacional) pediu por maior flexibilidade monetária em economias emergentes do G-20.
Contudo, foi a reunião do Fomc que chamou a atenção do mercado, promessa da instituição de estender o período de juros baixos até no mínimo os últimos meses de 2014 agradou os mercados. Todavia, essa notícia foi divulgada apenas após o fechamento do dólar no mercado brasileiro, ou seja, a notícia deve ter impacto ao mercado cambial apenas na sessão de quinta-feira (26).
Agenda
Na pauta econômica, os investidores acompanharam o Pending Home Sales, que veio bem abaixo das expectativas dos analistas. Assim, o número de contratos de compra e venda de casas no país caiu 3,5% em dezembro. Já o Housing Price Index teve alta de 1% no período, resultado superior à queda de 0,2% obtida pelo indicador em outubro, segundo os dados da agência.
Já o relatório semanal de estoques de petróleo dos Estados Unidos mostrou que a quantidade estocada da commodity aumentou em 3,6 milhões de barris entre os dias 16 e 20 de janeiro – uma alta equivalente a 1,1% -, chegando ao patamar de 334,8 milhões de barris. No mesmo período, os estoques de gasolina recuaram em 400 mil de barris, ou 0,2%, para 227,1 milhões de barris.
Fonte: Terra