22 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de outubro, 2024

Doença de Cristina Kirchner tirou o foco de compra milionária

Internacional – 10/01/2012 – 09:01

Líder comunicou suposto câncer no mesmo dia em que anunciou compra dois apartamentos

A doença da presidente argentina Cristina Kirchner afastou dos noticiários uma compra milionária da família, relatou a imprensa argentina nos últimos dias. Cristina, que anunciou ter sido diagnosticada com um carcinoma (um tumor cancerígeno) na tireoide no dia 27 de dezembro, teria comprado dois apartamentos milionários no bairro chique de Puerto Madero, em Buenos Aires.

As informações foram publicadas no Diário Oficial do governo no mesmo dia 27, informam jornais como o La Nación e o oposicionista Clarín.

Cristina passou por uma cirurgia para a retirada do suposto tumor no último sábado (7), quando se descobriu que ela, na verdade, tinha apenas nódulos na tireoide. Os corpos estranhos foram retirados com sucesso, mas a reação calma da presidente chamou a atenção de colunistas da imprensa local.

Usuários das redes sociais ironizaram a situação, chamando o “câncer que não era câncer” de “o primeiro milagre de São Néstor”, em referência ao ex-marido da presidente, falecido há pouco mais de um ano e meio.

Já a oposição, liderada pelo ex-candidato presidencial Ricardo Alfonsín, filho do ex-presidente Raúl Alfonsín, se limitou a, sarcasticamente, se dizer feliz por saber que “a presidente não padece da doença que se supunha que tinha”.

No entanto, a história toda causa mais arrepios do que risadas quando nos deparamos com os detalhes.

De acordo com informações do próprio Diário Oficial do governo argentino, a presidente agora é dona de dois apartamentos no Puerto Madero, um dos bairros mais chiques da capital Buenos Aires. Um deles tem 400 m². O outro, 200 m². Para se ter uma ideia do luxo envolvido no negócio, o primeiro apartamento dá direito a oito vagas de garagem.

Segundo o La Nación, a família Kirchner é dona do imóvel desde 2010, mas o anúncio de sua compra curiosamente só foi feito no mesmo dia em que a presidente revelou “estar com câncer”.

E há outros motivos para desconfiar.

No mesmo dia em que ocorreu o anúncio do câncer, Kirchner ainda sofreu uma derrota muito amarga. Finalmente, após quase dez anos de batalhas judiciais, testes de DNA provaram que os filhos adotivos da dona do jornal Clarín, Ernestina Herrera de Noble, não são filhos de desaparecidos da ditadura. Foi um duro golpe para a presidente que se elegeu e reelegeu prometendo levar o caso até as últimas consequências, acusando Ernestina de ter sido uma aliada do regime militar e uma sequestradora de crianças.

O anúncio, feito na voz cabisbaixa da líder do grupo Avós da Praça de Maio (que procura filhos de desaparecidos políticos), sequer foi noticiado por diversos jornais governistas.

Desde o governo de Néstor, o kirchnerismo realiza uma verdadeira cruzada contra o grupo Clarín. Kirchner perdeu com a notícia de que “era falsa a acusação” contra a mãe adotiva do casal de gêmeos Felipe e Marcela, mas no final ainda conseguiu a polêmica aprovação de uma lei que monopoliza a produção de papel de jornal nas mãos do governo.

Mas, voltando ao câncer, nem os médicos apresentaram, ainda, uma explicação para o diagnóstico incorreto. Apenas 2% dos casos de câncer na tireoide são diagnosticados com algum erro, dizem médicos ouvidos pelo Clarín e pelo La Nación. Ou Cristina tentou esconder algo, ou a competência dos médicos da presidente deveria ser duramente questionada. Não foi, e Cristina, na verdade, apenas agradeceu e rasgou elogios à sua equipe de diagnóstico e cirurgia.

Fonte: R7 com Agência do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Etapa dos Jogos Escolares da Juventude é encerrada em Três Lagoas

O evento foi um grande sucesso, proporcionando não apenas competições acirradas, mas também um espaço de integração e celebração do talento jovem.

Prefeitura realiza poda de árvores em ruas que receberão obras de recapeamento

Para garantir a segurança e a eficiência na execução dos serviços, será realizada a poda de correção de árvores que invadem a via.

SEDECT abre inscrições para comercialização de produtos no Dia de Finados

Neste ano a SEDECT reservou 20 espaços, que serão distribuídos no entorno do cemitério.