23 C
Três Lagoas
segunda-feira, 31 de março, 2025

Diretor de Cultura fala da criação de fundação municipal e de realização de carnaval na Lagoa Maior

Stênio Congro Neto destacou avanços, além de projetos comunitários e planos para um Carnaval popular e inclusivo em Três Lagoas neste ano.

Em entrevista ao programa A Hora da Notícia, da Caçula FM 96,9, nesta terça-feira, 19, o diretor de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas, Stênio Congro Neto, compartilhou os planos para fortalecer a cultura local, ampliar projetos comunitários e promover um Carnaval de rua mais popular em 2025.

Ao assumir o cargo na gestão do prefeito Cassiano Maia, Stênio destacou o peso da tradição familiar e seu compromisso em deixar um legado cultural para a cidade. “Venho de uma família tradicional e sei da importância de valorizar nossos artistas e cuidar do patrimônio cultural. Estamos focados em melhorar a estrutura dos espaços culturais, como o teatro, o museu e a concha acústica, além de organizar a documentação e processos para impulsionar projetos culturais”, afirmou.

Um dos principais projetos da sua gestão é a criação da Fundação Municipal de Cultura. Segundo Stênio, a Fundação trará mais autonomia para captar recursos e apoiar eventos culturais em parceria com entidades locais. “Com a Fundação, poderemos buscar patrocínios e aplicar novos projetos com mais agilidade, descentralizando ações para os bairros, escolas e centros comunitários”, explicou. A previsão é que a fundação esteja em funcionamento nos próximos dois meses.

Stênio destacou seu compromisso com os artistas da cidade, afirmando que a Fundação permitirá mais oportunidades para projetos independentes e maior envolvimento da comunidade artística. “Fiz questão de priorizar artistas locais no Carnaval, com duas bandas da cidade se apresentando diariamente. É fundamental valorizar quem constrói a cultura daqui”, afirmou.

Sobre o CarnaTrês 2025, Stênio anunciou novidades com o tema “Meu Bloquinho na Rua”, resgatando a tradição do carnaval de rua. O evento será realizado de 1º a 4 de março, na Circular da Lagoa Maior, com um trio elétrico animando os foliões. A programação inclui bandas locais e regionais, matinê infantil e parceria com a Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes), que ficará responsável pela praça de alimentação. “Queremos um carnaval acessível, com baixo custo e muita alegria para toda a família”, destacou.

Outro ponto enfatizado por Stênio foi a importância de resgatar a história de Três Lagoas e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os moradores. “Queremos que os três-lagoenses conheçam e se orgulhem de suas raízes, entendendo a importância de nomes como Antônio Trajano e Eloy Chaves. Nossa ideia é incluir esse conhecimento nas escolas e eventos culturais”, pontuou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre

Foram 49 cirurgias realizadas em janeiro, 33 em fevereiro e outras 40 agendadas em mutirão que será realizado ainda neste mês de março.

Leis garantem auxílio a vítimas de violência doméstica e para mulheres chefe de família em MS

Elaborado desde o ano passado pela Sead, o programa Recomeços vai atender mulheres vítimas de violência doméstica que estejam em situação de acolhimento na Casa Abrigo para Mulheres e que necessitem de auxílio financeiro.

MS tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.