Política – 11/01/2012 – 10:01
A presidente da República, Dilma Rousseff, definiu nesta terça-feira (10), em encontro com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que iniciará neste mês a agenda de viagens internacionais de 2012 com visitas a Cuba e ao Haiti.
Dois anos após um terremoto ter devastado o país, o Brasil mantém a liderança da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). Dilma deverá chegar à capital Porto Príncipe em 1º de fevereiro, depois da visita a Havana, capital de Cuba, em 31 de janeiro.
O governo brasileiro pretende diminuir o contingente militar no Haiti e passar a concentrar suas ações em infraestrutura e desenvolvimento econômico, por meio do auxílio na construção de portos, escolas e hospitais.
A presidente Dilma Rousseff poderá oferecer ao governo haitiano apoio na construção de uma hidrelétrica no rio Artibonite, no sul do país. O Brasil entende, segundo relato de diplomata brasileiro, que, sem combate à miséria, não é possível haver estabilização social, mensagem que deverá ser levada por Dilma.
A presidente também levará ao Haiti a decisão do Conselho Nacional de Imigração de conceder visto aos 2,4 mil haitianos que atualmente vivem irregularmente no Brasil. Outros 1,6 mil haitianos já receberam o documento, totalizando 4 mil imigrantes. O colegiado vai se reunir nesta quinta-feira (12) para formalizar a determinação.
Nesta terça-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou a decisão do governo de conceder os vistos aos haitianos que já estão no Brasil. Aos demais haitianos que desejem vir ao país, o ministro afirmou que haverá concessão de cem vistos condicionados por mês, os quais deverão ser solicitados na embaixada brasileira em Porto Príncipe.
Fonte: G1