42.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de outubro, 2024

Dia 17 de outubro é comemorado o dia da Agricultura

Dia 17 de outubro é comemorado o dia da Agricultura, esta data celebra uma das atividades mais importantes e antigas da humanidade e, é fundamental para manutenção da economia e abastecimento dos mantimentos de toda a população mundial.

17/10/2019 06h30
Por: Ruth Farias com informações de Júlia Vasques.

TRÊS LAGOAS (MS) – Hoje, dia 17 de outubro é comemorado o dia da Agricultura, que também é homenageada em outras datas ao longo do ano, como 20 de março, considerado o Dia Mundial da Agricultura.

Essa data celebra uma das atividades mais antigas da humanidade: a “arte” de cultivar a terra, retirando dos campos alimentos essenciais para a subsistência e manutenção da economia mundial.

Provavelmente, o dia 17 de outubro também é motivo de celebração por fazer parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que ocorre anualmente em 16 de outubro, desde 1945.

Vale lembrar que em 25 de julho também é celebrado o Dia Internacional do Agricultor Familiar.

O Estado de Mato Grosso do Sul, se baseia nos cultivos de arroz, café, trigo, milho, feijão, mandioca, algodão, amendoim, eucalipto, cana-de-açúcar e, principalmente, soja, produto do qual o estado é um dos maiores produtores do Brasil.

De janeiro a setembro de 2019, o Estado de Mato Grosso do Sul acumula um saldo de US$ 2,264 bilhões na balança comercial, com destaque para o crescimento nas exportações de celulose, milho, carne bovina e algodão. As informações estão na Carta de Conjuntura do Setor Externo do mês de outubro, publicada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Clique aqui para ter acesso à todos os dados da Carta.

CELULOSE

A celulose se mantém como primeiro produto na pauta de exportações, representando 37,8% do total exportado em termos do valor. Também registrou aumento nos valores negociados (7,99%) e em volume (7,39%), em relação ao mesmo período no ano passado.

MILHO

Destaque para a expansão nas exportações de milho, com 337,15% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. “Tivemos uma safra recorde de 12 milhões de toneladas e o governo fez uma flexibilização, permitindo o aumento das vendas externas. O resultado foi que nós estamos exportando mais de 1,6 milhão de toneladas neste ano, com crescimento substancial em relação à produção e às exportações do ano passado”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

SOJA

Embora haja uma queda de 43,93% nas exportações de soja, o grão ainda configura como segundo produto da pauta, correspondendo a 24,14% do total exportado de janeiro a setembro de 2019.Com relação à soja, o titular da Semagro lembra que “nós tivemos uma redução significativa das nossas exportações, seja em consequência de uma diminuição na demanda mundial e também pelo aumento do processamento interno do grão em Mato Grosso do Sul e isso vai ser uma tendência. Em novembro será inaugurada uma nova fábrica de soja, em Dourados e no ano que vem vamos inaugurar mais uma. A tendência é de que o Estado reduza as exportações de grãos aumentando a exportação de farelo”.

ALGODÃO

No algodão, nós tivemos uma excepcional safra. O volume de exportações ainda é pequeno relação às outras culturas, mas o crescimento foi significativo, de 17%. Isso mostra o Estado muito bem posicionado no mercado internacional”, comentou o secretário.

A China continua sendo o maior destino das exportações com 42% com crescimento das exportações para os Estados Unidos e Japão.

Em termos regionais, Três Lagoas segue como principal município exportador com 50,39% do total exportado seguido por Campo Grande com 9%.

“A celulose hoje representa 42% das exportações, fazendo com que o município de Três Lagoas se destaque, já que toda a indústria de celulose do Estado se concentra no município”, finalizou Jaime Verruck

Acompanhe a reportagem especial da Rádio Caçula sobre o tema

Foto ilustrativa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo Caçula de Comunicação reforça credibilidade e pioneirismo na cobertura das Eleições 2024

Com uma transmissão que se estendeu ao longo de todo o dia, a Caçula garantiu que o público três-lagoense fosse o primeiro a receber todas as informações sobre o que acontecia em toda a cidade.

Motociclista colide com carro estacionado no bairro Santa Rita e fica ferido

Caso envolveu jovem em acidente na rua Alexandre Abrão, onde uma equipe do SAMU realizou o socorro da vítima.

Semana começa com 155 vagas de emprego disponíveis em Três Lagoas

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.