Foi iniciado na semana passada, pela Prefeitura de Três Lagoas, através do Programa Municipal de IST/AIDS/HIV da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o “Dezembro Vermelho”.
A campanha, instituída pela Lei nº 13.504/2017, promove uma grande mobilização nacional em torno da prevenção ao HIV, à Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A iniciativa visa conscientizar sobre a importância da prevenção, garantir assistência adequada e proteger os direitos das pessoas que vivem com HIV. No sábado, dia 30 de novembro, aconteceu a cerimônia oficial de abertura do mês, durante o plantão da Unidade.
PROGRAMA MUNICIPAL
O Programa Municipal de IST/AIDS/HIV de Três Lagoas é referência para municípios como Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria. Em 2024, 731 pessoas vivendo com HIV/Aids aderiram ao TARV (Tratamento Antirretroviral), enquanto cerca de 145 pacientes estão em descontinuidade de tratamento.
Até novembro deste ano, 127 pessoas foram admitidas no programa, incluindo 76 casos novos diagnosticados em 2024 e 51 transferências de pacientes de outros municípios. Esses números já superam os registros de 2023, quando foram admitidos 105 pacientes, sendo 70 casos novos.
Dos novos casos diagnosticados este ano, 75% são do sexo masculino, com maior incidência na faixa etária de 20 a 34 anos (49,1%). Entre as mulheres, que representam 25% dos novos diagnósticos, a faixa etária com maior incidência é de 35 a 39 anos (31,5%).
AÇÕES DO “DEZEMBRO VERMELHO”
A SMS preparou uma agenda de atividades ao longo do mês, com foco em prevenção, capacitação e conscientização:
11 a 13 (quarta a sexta-feira) Capacitação sobre abordagem ao paciente durante a testagem.
17 (terça-feira) Palestra especial sobre o “Dezembro Vermelho”.
Além dessas ações, a SMS realizará testagens em ambientes públicos, como a Feira Central, órgãos e entidades no decorrer do mês.