Política – 28/03/2012 – 08:03
ANDRADINA – Em uma reunião histórica ocorrida no Paço Municipal sentaram-se à mesma mesa representantes da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o prefeito Jamil Ono (PT) e sua equipe de Governo, representantes da América Latina Logística (ALL) e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
O saldo do encontro foi o consenso sobre a implantação de um contorno ferroviário para solucionar de vez o problema e uma parceria com a ALL para garantir a segurança nas passagens enquanto a obra não vem.
A ideia do encontro ocorreu durante reunião com o superintendente de Serviços de Transporte de Cargas, Noboru Ofugi, em Brasília. A pedido do prefeito Jamil Ono, aproveitando a visita de técnicos da ANTT, representantes da ALL e Dnit também foram convocados.
Estiveram presentes Paulo Roberto Nunes – diretor da Agencia Regional do Dnit de São José do Rio Preto, especialista de Transportes Terrestres da ANTT, Paulo Jorge Costa e a coordenadora de Patrimônio da ALL, Fabíola Carazzai.
Da equipe de governo participaram os secretários municipais José Henrique Pastorelli (Administração e Finanças), Ernaldo Calvoso (Obras e Infraestrutura), Claudio Gottardo Filho (Ambiente), Flavio Moreira (Esportes), assessores jurídicos Giovane Martinez e Hygor Grecco, coordenadores Haruo Kojo (Planejamento), Pedrinho Bentivóglio (Assuntos Estratégicos), o Ouvidor Público Manoel Messias de Almeida e do chefe da Divisão de Trânsito, Lucas Teixeira.
Após rápida reunião, representantes da ALL, Dnit e ANTT foram conferir “in loco” a situação de cada passagem de nível e caberá à ANTT a formulação de estudo minuncioso apontando a solução técnica para uma sinalização eficiente e ou outras saídas para a manutenção da segurança nas travessas.
“Desde o início da concessão pública essa é a primeira vez que as partes envolvidas sentam para discutir uma solução para o caso, isso por si só já é um ato histórico”, avaliou Messias.
De posse dos estudos da ANTT o Governo de Andradina tentará uma parceria com a ALL para promover uma sinalização eficiente ou outros dispositivos de segurança nas passagens de níveis.
“Desde o início das discussões o que buscávamos era a mudança do tratamento da linha férrea na cidade e isso estamos conseguindo”, disse Messias, lembrando que a discussão passou por São Paulo e Brasília até que viesse ser debatida em Andradina.
Além da segurança nas travessias férreas a questão de manutenção da área operacional no entorno da linha férrea foi debatida. A representante da ALL negou conhecimento das denúncias e ofícios encaminhados pelo Governo de Andradina e abriu um elo de comunicação direto com a sede da empresa em Curitiba, visando a solução desses impasses.
CONTORNO – Mais uma vez a tendência das discussões na reunião aponta para a implantação de um contorno ferroviário para solucionar de vez a questão. O contorno retiraria transferiria a linha férrea da área urbana para a rural. Essa possibilidade já esta prevista noProsefer (Programa de Segurança Ferroviária).
“Esse programa do Governo Federal tem por objetivo aumentar a produtividade e segurança do sistema ferroviário. O custo dessa operação em Andradina seria entre R$ 80 e R$ 100 milhões”, disse.
Fonte: Secom/Prefeitura / Divulgação