24.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 24 de outubro, 2024

Deputado do PSDB acusados nepotismo cruzado em São Paulo

Política – 23/05/2012 – 08:05

Deputado emprega em seu gabinete o irmão da companheira do ex-conselheiro

O Ministério Público de São Paulo instaurou procedimento preliminar sobre denúncia de nepotismo cruzado envolvendo o deputado Fernando Capez (PSDB) e o ex-conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Eduardo Bittencourt Carvalho, que está com os bens bloqueados por suspeita de enriquecimento ilícito e improbidade.

Capez emprega em seu gabinete, na Assembléia Legislativa, Joel Soares Júnior, irmão de Jackeline Soares, companheira de Bittencourt. Já o advogado Rogério Auad Palermo, cunhado de Capez, é assessor técnico procurador do TCE, formalmente lotado no gabinete que Bittencourt ocupou durante 20 anos na corte de contas. Antes do TCE, Auad foi chefe de gabinete de Capez.

A denúncia – seu autor não se identifica – preenche oito páginas, acompanhada dos atos de nomeações. Uma cópia chegou ao Ministério Público. As nomeações seguiram o critério do livre provimento de cargos em comissão. Nem Joel, nem Auad são concursados. Suas indicações ocorreram no início de 2010.

Capez afirma que “não sabia” dos laços de parentesco entre Joel e Jackeline. E sustenta que o caso não caracteriza nepotismo. Ele garante que “não é amigo” do ex-conselheiro, que se aposentou no último dia 1.º de abril, pela compulsória. — Eu o conheço, é claro, como deputado conheço todos os conselheiros. Mas não sou amigo, não vou à casa dele.

Joel assumiu o posto de assessor especial parlamentar do deputado Capez em 1.º de abril, na vaga de Tatiane da Silva Machado, exonerada por Capez. Dois meses antes, em 27 de fevereiro, o cunhado de Capez, Rogério Auad, foi nomeado para o TCE. À época, Bittencourt já era alvo de uma devassa da Procuradoria-Geral de Justiça.

A reportagem tentou localizar Rogério Auad, mas ele não retornou as ligações. No escritório de advocacia informaram que ele estaria “no comitê”, referência ao comitê político de Capez. Nesse local informaram que Auad “não se encontrava”. No antigo gabinete de Bittencourt, hoje ocupado interinamente por um auditor, um funcionário disse que desconhece Auad.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende suspeito com carros “dublês” em ação no Quinta da Lagoa

Veículos teriam sido furtados em Goiás e Rio de Janeiro, e foram adquiridos por valores abaixo do mercado, segundo o detido.

Grave acidente no Centro deixa motociclista com suspeita de traumatismo craniano

Fiat Toro teria avançado a preferencial e atingido motociclista, que foi socorrida em estado grave.

Inscrições do Enem 2024 superam em 10% as de 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 tem 4.325.960 de inscrições confirmadas. O número representa um aumento de 9,95% em relação a 2023. O Ministério da...