30.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de setembro, 2024

Depois da UFN III em Três Lagoas, UFN IV poderá ser instalada em Ribeirão Preto

10/06/2013 – Atualizado em 10/06/2013

Por: Jornalacidade.com.br

Ribeirão está na disputa com Uberaba (MG) pela instalação de uma fábrica de fertilizantes da Petrobras, que além de ser um investimento significativo para a cidade, pode atrair ainda mais indústrias e formar um polo do ramo.

A planta seria a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V (UFN), de produção de amônia para fertilizantes.

Por meio da assessoria de imprensa, a Petrobras confirmou que a unidade está em estudo e, junto com a UFN IV, consta no plano de negócios 2013-2017 da empresa, mas não confirmou em qual município elas deverão ser instaladas e nem detalhes dos projetos.

“Uma unidade industrial como essa é muito importante por si só, pois gera emprego e renda, e também por outros tipos de investimentos que atrai”, diz o economista Rudinei Toneto Junior, professor da FEA-RP/USP.

Segundo Toneto, a Petrobras é uma das empresas de maior expansão no País e a área de fertilizantes é promissora, pois a produção interna hoje é deficitária e existe uma grande demanda nacional.

O município de Três Lagoas (MS), que foi o escolhido para receber a UFN III, prevista para ser inaugurada em setembro de 2014.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, o investimento total na planta é de US$ 2,5 bilhões. No auge da obra, 10 mil homens foram contratados. Já com a fábrica pronta, 505 empregos permanentes serão criados e 16.200 indiretos.

A capacidade de produção será de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia. “Pelo menos 10 indústrias serão instaladas ao redor da UFN para fazer a mistura e produzir o fertilizante”, diz Diógenes Marques, diretor da Secretaria de Desenvolvimento de Três Lagoas.

Logística boa e gasoduto são características

A facilidade logística para o escoamento e a presença de um gasoduto fizeram a diferença para que a Petrobras escolhesse Três Lagoas (MS) para instalar a unidade, segundo Diógenes Marques, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade.

Segundo o economista Rudinei Toneto Júnior, além da vantagem logística e do gasoduto, que passa por aqui antes de chegar ao Triângulo Mineiro, Ribeirão tem um perfil regional agrícola, o que conta como ponto a favor para o município.

Mineiros saem na frente e criam até movimento

O Movimento Mineiro em favor dos investimentos da Petrobras fará encontro na capital do estado neste mês para defender a implantação da planta de amônia na cidade de Uberaba. De acordo com notícia no site oficial da prefeitura, a cidade já disponibilizou área para instalar a Unidade de Fertilizantes.

A movimentação mineira começou como reação às articulações para que a fábrica fosse instalada em Ribeirão. Em 2010, o vereador Maurílio Romano (PP), enviou uma carta à presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e ao então ministro da Agricultura, Wagner Rossi, pedindo a inclusão da cidade nos estudos de construção da unidade.

“Agora, encaminhamos novos ofícios para a presidência. Precisamos reforçar a questão política. Temos 50% de chance”, diz o vereador.

Três Lagoas - Ribeirão Preto

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil negocia libertação de três-lagoense detido na Ucrânia

Para o jornalismo da Rádio Caçula, o Itamaraty confirmou a procura dos familiares de Caio Henrique de Lima à representação do Brasil em Kiev, onde o governo do país europeu foi questionado sobre sua prisão.

Mulher é socorrida após atirar contra si mesma dentro do semiaberto de Três Lagoas

Arma foi disparada acidentalmente após discussão sobre uso de celular onde vítima deu entrada no Hospital Auxiliadora nesta segunda-feira, 16.

Mulher dispara com arma de fogo em si mesma no Presídio de Três Lagoas

Vítima, que foi alvejada acidentalmente enquanto manuseava uma bolsa foi encaminhada ao hospital com ferimentos.