23.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

Delcídio fará audiência para debater concentração da atividade frigorífica

Política – 08/05/2012 – 07:05

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Delcídio do Amaral (PT/MS), vai convocar uma audiência pública conjunta da CAE e da Comissão de Agricultura do Senado para discutir o processo de concentração em poucas empresas das atividades de abate e comercialização de bovinos que vem ocorrendo nos últimos meses no Brasil. O senador atenderá a pedido feito pelo presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Francisco (Chico) Maia, durante reunião nesta segunda-feira, 7 de maio, em Campo Grande.

“Os produtores estão muito preocupados com a possibilidade de estar se criando no Brasil um monopólio no ramo dos frigoríficos”, alertou Maia. “Em função das últimas aquisições noticiadas pela imprensa, apenas dois grupos concentram hoje 70 % do mercado sul-mato-grossense. O mesmo quadro se repete em Mato Grosso, Goiás e em outros estados. Isso é muito perigoso para o país como um todo, porque na medida em que esses grandes grupos operam praticamente sozinhos eles começam a ditar o preço da carne , prejudicando tanto o produtor quanto o consumidor final, nos açougues e supermercados”, argumentou o presidente da Acrissul.

Chico Maia elencou ainda outros problemas gerados pela concentração das atividades de abate e comercialização.

“Muitos frigoríficos de pequeno e médio porte que operavam em diferentes regiões do nosso estado foram comprados por esses grandes grupos e simplesmente fechados. Isso está levando milhares de trabalhadores ao desemprego. Já imaginou a repercussão negativa em um município do interior da perda de 200 ou 300 empregos ? São mais de mil pessoas diretamente prejudicadas, sem falar no impacto disso no comércio e nos serviços”, ponderou o presidente da Acrissul.

Delcídio pretende apresentar o requerimento convocando a audiência pública conjunta ainda esta semana.

“Vamos convidar ao debate os donos de frigoríficos, dirigentes de entidades que congregam produtores nos estados do Centro-Oeste, técnicos dos Ministérios da Fazenda, Planejamento e Agricultura, além de representantes do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica ) “, explicou o senador. O CADE é uma autarquia federal , vinculada ao Ministério da Justiça, que tem como missão orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico. “O objetivo é analisar cuidadosamente a situação, encaminhar no Congresso Nacional proposta de legislação e sugerir ao governo medidas que impeçam o surgimento de um monopólio no país, o que seria bastante prejudicial tanto para os produtores quanto para os consumidores”, disse.

O senador aceitou o convite de Chico Maia para participar do ato público que a Acrissul vai promover segunda-feira, 14 de maio, as 19h30min, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, reunindo produtores e parlamentares na defesa dos interesses do agronegócio brasileiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

McDonald’s abre 65 vagas de emprego em Três Lagoas para funcionamento de nova unidade

Rede mundial de fast-food será inaugurada em dezembro e promete aquecer a economia local com geração de empregos.

Força Tática recupera motocicleta furtada durante abordagem no Paranapungá

Veículo foi encontrado estacionado em local frequentado por usuários de drogas.

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º salário

A Prefeitura de Três Lagoas anunciou que irá antecipar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais neste mês de outubro, no dia...