28 C
Três Lagoas
domingo, 20 de abril, 2025

Defesa Civil emite alerta após Três Lagoas figurar entre as 20 cidades mais secas do País

Mato Grosso do Sul registrou o menor índice de umidade relativa do ar do Brasil no último sábado (10) e as condições de tempo seco devem se manter pelos próximos dias, o que levou a Defesa Civil a emitir alerta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o menor índice foi de 14%, registrado em Corumbá.

Além disso, entre as 20 cidades mais secas do Brasil, oito são de Mato Grosso do Sul, incluindo a Capital. Entraram no ranking Corumbá, Três Lagoas (15%), Água Clara (15%), Costa Rica (17%), Jardim (17%), Campo Grande (18%), Cassilândia (19%), Coxim (19%).

Nessas condições, em que o índice de umidade relativa do ar fica abaixo de 20%, é considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tempo extramemente seco pode causar problemas de saúde, especialmente respiratórios.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima de 30%, abaixo disso pode causar:

  • complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressacamento de mucosas, 
  • sangramento pelo nariz, 
  • ressecamento da pele, 
  • irritação nos olhos, 
  • eletricidade estática nas pessoas e equipamentos eletrônicos, 
  • aumento potencial de incêndios em pastagens e florestas.  

Além da Defesa Civil, o Inmet também emitiu alerta classificado como grau de severidade de perigo devido à baixa umidade. Conforme os avisos, os índices de umidade devem variar entre 12% e 20% em todos os municípios do Estado.

Órgãos orientam que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol, use hidratante para pele e umidifique ambientes através de vaporizantes, toalhas molhadas e recipientes com água.

Também é recomendado evitar desgaste físico nas horas mais secas, especialmente no período da tarde, usar soro fisiológico nos olhos e narinas e evitar aglomerações em ambientes fechados.  

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) uma grande massa de ar quente atua sobre o Estado, deixando o tempo seco e impedindo a formação de nuvens de chuva.

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, o Estado não registra significativas há cerca de um mês.

Dados do Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) apontam que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do País com maior número de áreas com seca. O Estado também figura em terceiro no ranking de maior severidade da seca no País.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com previsão de chuva até domingo (20), Defesa Civil emite alerta amarelo e orienta sobre riscos e atendimentos

O sábado (19) começou com chuva e a sexta-feira (18) foi marcada por grande volume de água em Três Lagoas, com intensidade que pegou...

Suspeito do 8º feminicídio do ano morre em confronto com o Choque

O principal suspeito pelo 8º caso de feminicídio, registrado em Mato Grosso do Sul neste ano, morreu em confronto com policiais do Batalhão de...