27 C
Três Lagoas
sábado, 5 de outubro, 2024

Decisão do TRF-3 eleva valor de aposentadoria em 61,63%

Conhecida como ‘revisão da vida toda’, esse tipo de ação exige que o INSS inclua todas as contribuições feitas à Previdência no cálculo do benefício

18/02/2020 07h26
Por: Deyvid Santos

BRASIL – Uma decisão do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) elevou o valor do benefício de um aposentado em 61,63%, passando de R$ 1.045 para R$ 1.689.

A ação foi ingressada pelo advogado João Badari, especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, que comemorou o entendimento e afirmou que existem algumas decisões que determinaram, inclusive, o reajuste imediato do benefício em caráter liminar.

O entendimento do TRF-3 segue o do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que, recentemente, determinou que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inclua todas as contribuições que o trabalhador fez à Previdência Social no cálculo da aposentadoria.

Até então, somente entravam nesse cálculo valores em reais pagos a partir de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real. Os salários em outras moedas ficavam de fora, gerando prejuízos.

Apesar de não ser uma decisão definitiva – cabe recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) –, advogados comemoraram o entendimento do TRF-3. Segundo eles, o posicionamento vem se consolidando na justiça de primeira e segunda instância e já tem posição favorável do STJ.

Trabalhadores, aposentados e o meio jurídico aguardam, apenas, a batida de martelo do Supremo, que deverá julgar a matéria em breve.

“O STF ainda vai julgar a matéria, mas os tribunais estão favoráveis à revisão. O fato de os juízes determinarem o reajuste do benefício mesmo antes da decisão final, é bastante positivo porque demonstra que a revisão vem sendo aceita pelos tribunais”, comenta Badari.

Informações do site R7

Revisão vale para quem ganhava bem antes de 1994 - Foto: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prazo para licenciamento de veículos com placa final 0 termina em 31 de outubro

Motoristas devem ficar atentos ao vencimento do licenciamento; atrasos podem resultar em multas e remoção do veículo.

Governo de MS nomeia 36 novos profissionais de saúde para reforçar o SUS no estado

Nomeações contemplam diversas áreas da saúde, fortalecendo a estrutura do Sistema Único de Saúde em Mato Grosso do Sul.

Tomate rasteiro apresenta maior variação de preço na cesta básica em MS

Levantamento revela diferença de até 139% no preço do tomate entre Campo Grande e Ponta Porã, destacando disparidades regionais nos custos de alimentos essenciais.