Instituição reforça que não envia e-mails com boletos ou informações sobre visitas; cidadãos devem estar atentos a possíveis fraudes.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) emitiu um alerta à população sobre golpes que utilizam o nome da instituição. Segundo o comunicado, a corporação não envia e-mails para agendar visitas com o objetivo de emitir ou validar certificados de vistoria, nem envia boletos com cobranças de taxas.
O CBM-MS reforça que qualquer e-mail alegando irregularidades relacionadas à vistoria pode ser uma tentativa de golpe. Em casos suspeitos, a orientação é que os cidadãos entrem em contato com a autoridade policial local imediatamente.
A emissão de certificados de vistoria no estado segue os requisitos estabelecidos pela Lei Nº 4.335, de 10 de abril de 2013, além de outras normas técnicas. Todas as orientações e regulamentações estão disponíveis no site oficial da instituição.
O Corpo de Bombeiros também esclarece que, caso seja necessário o envio de e-mails, estes seguirão o formato oficial da instituição, com o domínio “@cbm.ms.gov.br”. Cidadãos que precisem emitir certificados de vistoria para seus imóveis devem acessar o sistema Prevenir, disponível no site oficial dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul, onde podem consultar a validade de certificados, processos de segurança contra incêndios e outros serviços.
O CBM-MS oferece algumas orientações para que os cidadãos possam se proteger contra golpes:
- Não é prática da instituição enviar e-mails sem solicitação prévia
- A emissão de certificados de vistoria deve ser feita exclusivamente pelo site oficial dos Bombeiros.
- Em caso de dúvidas, o recomendado é procurar o Serviço de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros no município.
Com essas medidas, a corporação visa garantir a segurança da população e evitar que golpes afetem moradores e empresários do estado.