A primeira edição do evento ocorre em formato híbrido até 10 de novembro
A primeira edição do Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant (I Conin-IBC), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), teve início nesta segunda-feira (07/11), com a participação de centenas de pessoas interessadas em debater sobre o tema “Deficiência visual e suas interfaces: Educação, Saúde e Tecnologia”.
Apesar do formato híbrido, o evento realiza atividades, exclusivamente, presenciais com a presença de 300 congressistas concentrados na sede do IBC, no Rio de Janeiro. No modelo remoto, por meio do canal no YouTube, 700 inscritos podem assistir palestras, mesas-redondas e apresentações nas opções regular e com audiodescrição.
“Todos nós sabemos que uma educação especial de qualidade, inclusiva e equitativa só se faz com muito trabalho e muita coragem. Eu desejo um evento brilhante para cada um de vocês.”, explicou a secretária de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, Karine Santos, que destacou na ocasião que o público da educação especial representa 1.350 milhão de estudantes em todo o país.
O diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, fez o discurso de boas-vindas. “Nós precisamos dar à criança, ao jovem, ao adulto com deficiência, condição verdadeira para que ele possa ser um indivíduo pleno dentro das suas possibilidades, dentro do espaço escolar. Para que ele possa fazer relações sociais, para que possa ter desenvolvimento cognitivo, para que ele possa crescer”.
Entre outras autoridades que participaram da cerimônia de abertura, que também discursaram, estão o diretor-geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Paulo André Martins Bulhões; e a diretora da Perkins Internacional, da América Latina e Caribe, Glória Rodriguez-Gil.
Durante quatro dias, serão apresentados 27 trabalhos técnico-científicos e 68 atividades, entre mesas-redondas, oficinas, minicursos e rodas de conversas. Ao todo, 37 convidados divididos em pesquisadores, intelectuais, artistas do Brasil e do mundo palestrarão no Congresso. Há especialistas confirmados dos Estados Unidos, Portugal e Coréia do Sul.
Programação – Saiba Mais
A programação está dividida em três eixos temáticos: Saberes e práticas na educação de pessoas com deficiência visual; Tecnologia assistiva na temática da deficiência visual; e Saúde, bem-estar e qualidade de vida na deficiência visual.
A iniciativa tem a finalidade de debater, de forma abrangente, a respeito de questões atuais relacionadas à deficiência visual, à deficiência visual associada a outras deficiências e à surdo-cegueira, com prioridade na interação das áreas de conhecimento e do compartilhamento de experiências entre os participantes.
Quem estiver in loco no Conin-IBC, pode visitar os estandes de empresas de tecnologia assistiva, que apresentam soluções para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Há também a possibilidade de conhecer publicações em braile e tinta, e aproveitar as massagens feitas por estudantes, massoterapeutas do IBC.