por Robson Trevisan
A Suzano entregou, nesta quarta-feira, 31.01, a entrega da obra da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro Estoril II para a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS), município a 230 quilômetros de Três Lagoas, que sedia a construção da maior fábrica de celulose do mundo.
No total, foram investidos R$ 3,3 milhões na construção e adaptação da estrutura, visando permitir que a administração municipal equipasse o espaço, oferecendo atendimento de qualidade em saúde da família. Essa entrega representa mais um marco concluído pela companhia como parte do cumprimento do Plano Básico Ambiental (PBA).
“Quando decidimos estabelecer nossa presença em Ribas do Rio Pardo, discutimos com todos os representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada os melhores investimentos a serem realizados no município por meio do PBA. Dentre os principais, o pilar Saúde foi escolhido para ser contemplado de diversas formas, incluindo a ampliação do Hospital Municipal. A construção da ESF no bairro Estoril II complementa essas intervenções como símbolo de um diálogo construído em conjunto com a comunidade”, destacou Maurício Miranda, diretor de engenharia na Suzano.
A ESF, que recebeu o nome de Nova Esperança, possui uma área construída de 351,10 m² em um terreno de 840 m², contando com 16 salas, incluindo consultório odontológico, sala de coleta de sangue, consultórios médicos, área de estocagem e dispensação de medicamentos, além de diversas outras instalações.
As obras entregues pela Suzano incluem instalações de ar-condicionado, estruturas logísticas, elétricas, de prevenção de incêndio, entre outras necessidades.
Com a conclusão da obra, o Poder Público municipal assume a responsabilidade de mobiliar e equipar a ESF, além de formar as equipes de servidores para iniciar os atendimentos, conforme o Termo de Compromisso assinado.
O tempo de apenas sete meses para a conclusão da estrutura é notável, considerando o alto padrão de qualidade da construção. Isso se deve ao sistema construtivo avançado utilizado, que proporcionou maior agilidade, melhor desempenho e redução no custo final da edificação.
Esse sistema, além de sustentável, contribui para a redução de até 80% de madeira e resíduos no canteiro de obras, garantindo maior resistência estrutural e eficiência energética, proporcionando um ambiente mais confortável para os usuários.
As iniciativas previstas no PBA, aprovadas por representantes do Poder Público e da sociedade civil em 2021, envolvem um investimento de R$ 48 milhões nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social, habitação, segurança pública e segurança no trânsito do município.
Além da ESF no Bairro Estoril II, a Suzano já entregou diversos projetos, incluindo a Casa de Acolhimento de Ribas do Rio Pardo, obra do Hospital Municipal Dr. José Maria Marques Domingues, equipamentos para o laboratório e um ônibus de saúde equipado para consultas em áreas remotas do município.
Outras contribuições da empresa incluem a entrega de viaturas à Polícia Civil, ao Corpo de Bombeiros Militar, à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipamentos de segurança para o batalhão de choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Obras como a construção da Unidade Operacional da PRF, a nova delegacia da Polícia Civil, a Casa de Apoio ao Trabalhador e 50 unidades habitacionais estão em andamento.