A internet oferece um universo de possibilidades, mas nem sempre podemos acessar tudo o que desejamos. Sites e plataformas podem ser bloqueados por diversos motivos, como é possível que ocorra com a rede social X (antigo Twitter).
Quem trabalha com a plataforma ou não consegue ficar sem ela, está preocupado com um possível bloqueio judicial nos próximos dias. Isso porque Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu um inquérito para investigar Elon Musk, o dono do X.
Entretanto, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para contornar essas barreiras; veja mais detalhes abaixo:
Motivos para o bloqueio de sites e plataformas:
- Restrições geográficas: O conteúdo é licenciado para exibição em outros países e não no Brasil.
- Bloqueio judicial: O site ou plataforma foi considerado ilegal, ou prejudicial pela justiça brasileira.
- Problemas técnicos: O site ou plataforma pode estar inacessível no Brasil devido a problemas técnicos.
Existem algumas maneiras de contornar essas restrições e acessar sites e plataformas bloqueados no Brasil. É importante lembrar que cada método possui suas vantagens e desvantagens, e a melhor opção para você dependerá da sua situação específica.
VPN (Rede Virtual Privada)
Uma VPN funciona roteando os dados do seu dispositivo por meio de um servidor VPN e criptografando todas as informações. Isso mantém o seu endereço IP (Protocolo de Internet) secreto do site que você está visitando e oculta o tráfego do seu ISP (Provedor de Serviços de Internet).