Na quinta-feira, dia 30 de janeiro, ocorreu a primeira reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti em Três Lagoas. Durante o encontro, os participantes debateram e emitiram um sinal de alerta no município devido à confirmação de três casos de dengue tipo DEN-3, um vírus que não era registrado na cidade há 15 anos.
A reunião, promovida pela Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contou com a presença de representantes de diversas entidades, órgãos, empresas e a sociedade civil. O objetivo foi intensificar as estratégias de combate às arboviroses, com destaque para a programação da Semana de Combate às Arboviroses.
A DEN-3 é um dos quatro sorotipos do vírus da dengue e apresenta particularidades que aumentam sua preocupação epidemiológica. Sua circulação esteve reduzida por cerca de 15 anos no Brasil, deixando grande parte da população sem imunidade e elevando o risco de surtos severos. Além disso, a infecção por DEN-3 em pessoas que já tiveram outro tipo de dengue pode aumentar as chances de formas graves da doença, como dengue hemorrágica.
Durante a reunião, foram apresentados dados epidemiológicos sobre a situação atual de Três Lagoas e as ações promovidas pela Administração Pública no enfrentamento ao mosquito. Foram discutidos os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue e chikungunya, bem como a realização dos exames para diagnóstico.
Também foram apresentadas as ações realizadas pelo setor de Endemias, incluindo busca ativa, borrifações, recolhimento de pneus, vistorias, mutirões de limpeza e fiscalização de imóveis. Além disso, foram destacadas as atividades educativas desenvolvidas, como blitz informativas, palestras e apresentações teatrais em escolas e instituições.
A coordenadora do setor de Entomologia da SMS e presidente do Comitê, Georgia Medeiros, ressaltou que a Prefeitura, por meio da SMS, está à disposição para realizar orientações em empresas, trabalhos educativos em escolas e outras ações de conscientização para o combate ao mosquito.
Além dos setores da SMS e SEINTRA, estiveram presentes na reunião representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Defesa Civil, Conselho Municipal de Saúde, Exército, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe), Partido dos Trabalhadores (PT) e Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED), Núcleo Regional de Saúde e Secretaria do Estado de Saúde (SES).
Com informações Prefeitura Três Lagoas