28.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 31 de outubro, 2024

Comissão indica relator da MP que destina royalties para educação

Política – 21/02/2013 – 09:02

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) foi indicado nesta quarta-feira como relator da Medida Provisória (MP) 592/12, que destina 100% dos royalties das futuras concessões de petróleo para investimentos na área de educação. Além disso, a medida determina que 50% dos rendimentos do Fundo Social do Pré-Sal (Lei 12.351/10) sejam também destinados à educação.

O nome foi confirmado na reunião da comissão mista que analisa a MP, que tem como presidente o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e como vice o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). O relator revisor será o senador Wellington Dias (PT-PI).

A totalidade dos royalties vale para todos aqueles repassados a municípios, estados e União, com contratos a partir de 3 dezembro de 2012, pelo regime de concessão em áreas fora do pré-sal. Em relação ao pré-sal, a destinação será de 50% do Fundo Social para educação. O restante dos recursos será destinado às áreas de cultura, esporte, saúde pública, ciência e tecnologia e meio ambiente, sem percentuais previamente definidos.

O relator disse que vai discutir com os parlamentares para que a receita dos contratos anteriores a essa data também sejam destinadas à educação pública e que vai aguardar a decisão dos vetos dos royalties para iniciar a discussão do texto.

No ano passado, a presidente da República, Dilma Rousseff, vetou parte da Lei 12.734/12, que trazia uma nova distribuição dos royalties e participação especial dos contratos de concessão. Os itens vetados foram substituídos pela MP 592/12. Desde então, há um forte movimento de deputados e senadores para derrubar o veto.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher é presa pela Força Tática por tráfico de drogas no Novo Oeste

Foram apreendidas cerca de 56 porções de maconha, além de dinheiro e material para embalar os entorpecentes.

INSS: revisão de dados para evitar cortes de benefícios em 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está programado para realizar um extenso pente-fino em 2025, focado na verificação e atualização cadastral dos beneficiários....

Jovem é brutalmente esfaqueada por ex-companheiro no Santa Rita e suspeito é preso horas depois

Crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira onde vítima ficou em estado grave.