29.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 24 de outubro, 2024

Comissão da Verdade vai ‘pacificar’ o país, diz vice-presidente da República

Política – 14/05/2012 – 15:05

Michel Temer elogiou nomes escolhidos por Dilma para integrar grupo. Comissão vai apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988.

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta segunda-feira (14) acreditar que a Comissão da Verdade, criada para investigar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, vai “pacificar o país”.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou os sete integrantes do grupo. Eles terão dois anos para produzir um relatório com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos.

“Eu acho que a apuração da verdade dos fatos vai, na verdade, em vez de tumultuar o país, vai pacificar o país”, afirmou Temer. Indagado se a comissão seria uma “revanche” contra os crimes cometidos durante a ditadura militar, o vice-presidente respondeu: “De jeito nenhum. É pacificação.”

Ele também elogiou os nomes escolhidos por Dilma para integrar a comissão. “A Comissão da Verdade tem nomes de muito peso, de muita significação e de muita imparcialidade”, disse.

Os indicados para fazer parte do grupo são: Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal Justiça (STJ), José Carlos Dias, advogado e ex-ministro da Justiça, Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada, Claudio Fonteles, ex-procurador-geral da República, Paulo Sérgio, sociólogo, Maria Rita Kehl, psicanalista, e José Carlos Cavalcanti Filho, advogado.

A posse dos integrantes será no dia 16 de maio. Foram convidados para a cerimônia, a ser realizada no Palácio do Planalto, os ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Todos confirmaram presença.

Por lei, a Comissão da Verdade deverá observar a Lei da Anistia (1979), que impede a punição de responsáveis por crimes durante o período da ditadura.

Fonte:

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem ameaça clientes na Feira Livre de Três Lagoas e é abordado pela Força Tática

Suspeito, com passagens por furto foi orientado a deixar o local após checagem policial.

Discussão entre sócios de lava jato termina em agressão com barra de ferro no Vila Haro

Vítima de 35 anos foi atendida na UPA após desentendimento enquanto consumia bebidas alcoólicas com o sócio.

Idoso embriagado aciona Polícia após não lembrar onde estacionou carro

Após alegar suposto furto, homem admitiu estar alcoolizado, e PM buscou localização do veículo, um Fiat Uno vermelho.