24.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 17 de janeiro, 2025

Comissão da Câmara aprova Projeto de Lei para gratuidade de justiça a pacientes com câncer e pessoas com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro um projeto de lei que altera o Código de Processo Civil para garantir a gratuidade de justiça a pacientes com câncer e a pessoas com deficiência. Atualmente, o código já permite que a gratuidade de justiça seja concedida, por decisão judicial, a indivíduos e empresas que comprovem incapacidade financeira para arcar com os custos do processo.

A aprovação veio através de um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), ao Projeto de Lei 917/24, de autoria do deputado Luciano Galego (PL-MA). O texto original previa a gratuidade para pessoas com deficiência física ou com transtorno do espectro autista (TEA).

“Conferir gratuidade de justiça para pacientes com câncer é uma medida relevante, pois muitos desses pacientes enfrentam tratamentos com custos elevados, restando poucos recursos para arcar com despesas judiciais e garantir a linha de cuidado da doença”, declarou Prado. Ele apoiou a ideia original do projeto, mas sugeriu alterações para melhor adaptar o texto à legislação brasileira.

Prado também ressaltou que o uso do termo “deficientes físicos” vai contra os princípios da Convenção e da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que preferem a terminologia “pessoas com deficiência”. Ele destacou ainda que a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista já equipara, para todos os efeitos legais, as pessoas com TEA às pessoas com deficiência.

Próximas etapas

A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

Com informações Agência Câmara de Notícias.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil registrou 38 mil assassinatos em 2024

O Brasil registrou 38.075 assassinatos em 2024, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgados em 17 de janeiro. Essa cifra representa uma queda de...

ICMBio reabre inscrições para concurso público com 350 vagas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a reabertura das inscrições para seu concurso público, com início na próxima sexta-feira (17),...

Famílias de candidatos eleitos em 2024 tem cancelamento de benefícios

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou uma medida que impacta diretamente 1.199 famílias que possuem membros eleitos nas eleições municipais de...