24.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de abril, 2025

Vereadores revogam Lei de cobrança da taxa do lixo

Durante a 12ª sessão da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (29), os parlamentares aprovaram com apoio unânime, o Projeto de Lei (PL) nº49, que revoga a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos que, desde 2021, é tema de muitos debates entre parlamentares e poppulação.

Em maio de 2023, uma negociação suspendeu a cobrança da taxa de lixo por 90 dias no município, mas com possibilidade de ser retomada. Os vereadores à época, então, propuseram e aprovaram a redução do duodécimo, de 6% para 4% no percentual do repasse para a Câmara Municipal, e a redução no número de vereadores de 17 para 15. As medidas geraram economia de recursos para subsidiar a coleta de lixo e isentar a população da cobrança da taxa, até o final de 2024.

Com a aprovação durante a sessão desta terça-feira (29), a revogação segue para a sansão do poder executivo e os efeitos serão imediatos, retroagindo a 1º de janeiro de 2025.

Outros projetos aprovados

Os vereadores também apreciaram outras cinco matérias que estavam em pauta e 12 requerimentos. Também foi aprovado o PL nº46, que promove adequação orçamentária, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$150 mil. O valor visa atender despesas de Benefícios Assistenciais do Servidor após parecer do Tribunal de Contas.

O plenário aprovou ainda o PL que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas (CODEC-TL), e o PL que proíbe e traz medidas de erradicação de árvores da espécie exótica murta, murta de cheiro ou dama da noite (murraya paniculada), como medida para alinhar a Legislação Municipal à Lei Estadual nº6.293, de 22 de agosto de 2024, que trata da Defesa Sanitária Vegetal no Estado de Mato Grosso do Sul, e se justifica pela necessidade urgente de conter a disseminação do huanglongbing (HLB), uma das doenças mais devastadoras para a citricultura.

Indicações e requerimentos

Entre os destaques, o vereador Robson do Alinhamento pediu o agendamento de audiência pública para mães atípicas, para tratar sobre os desafios que muitas famílias enfrentam na cidade. A vereadora Sirlene dos Santos chamou a atenção para a necessidade de melhorias no Velório Municipal e abertura de mais uma entidade de abrigo a idosos sem família, na cidade. Atualmente, Três Lagoas conta apenas com o Lar dos Idosos Eurídice Barsanulpho e segundo a administração que mantém 35 internos, há uma fila de ao menos 30 idosos que precisam de abrigo, na cidade. A vereadora Maria Diogo pediu ao executivo a convocação de novos servidores para reforçar o atendimento nas Unidades de Saúde da Rede Pública Municipal. O presidente do plenário, Antônio Empke, o Tonhão, apresentou indicações para melhorias na BR-262, vigilância por câmeras e a construção de um Centro de Convivência para Idosos.

Seguem em tramitação na Casa de Leis

  • Projeto de Lei nº47, de 25 de abril de 2025: “institui a política municipal de aluguel social emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional em razão de catástrofes naturais no município de Três Lagoas/MS” (autoria: Marco Silva)
  • Projeto de Lei nº48, de 25 de abril de 2025: “torna de utilidade pública o instituto Ação Social Amor e Atitude – IASAA” (autoria: Tonhão)
  • Projeto de Lei nº52, de 24 de abril de 2025: “dispõe sobre a implantação do projeto de atendimento público de bares, restaurantes e similares nas extensões temporárias de passeio público, denominados parklets” (autoria: executivo)
  • Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº01, de 24 de abril de 2025: “altera o §2º do art. 48 da Lei Orgânica do Município e dá outras providências” (autoria: executivo)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar recebe novas motos para reforçar o patrulhamento em Três Lagoas

Veículos de alta cilindrada serão destinados para a GETAM (Grupamento Especial Tático de Motocicletas), do 2°BPM.

Motociclista é lançado ao chão e carro acaba apreendido em acidente no SetSul

Motociclista ficou ferido após ser atingido por um carro durante conversão no cruzamento. Já veículo foi apreendido por débitos tributários.

Marcos Pollon fala sobre sua trajetória, fé e embates políticos em entrevista à Caçula FM

Deputado Federal por Mato Grosso do Sul, também rebateu algumas acusações e reforçou o apoio à legenda no estado.