Situação crítica nas unidades de saúde devido ao risco de ficar sem os medicamentos foi repassada ao Ministério Público Estadual em reunião realizada quinta-feira (25).
26/03/2021 14h42
Por: Gabrielle Borges
Hospitais de Mato Grosso do Sul já anunciaram que o estoque de kit intubação disponível para pacientes com Covid-19 pode não ser suficiente diante da quantidade de pessoas que têm precisado de intubação.
Diante disso, o Ministério Público Estadual (MPE) fez uma reunião com representantes de diversas unidades de saúde para saber como estão os estoques e cobrou providências.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que aguarda a chegada dos medicamentos dos kits enviados pelo Ministério da Saúde e também os que foram comprados pelos próprio estado. Disse ainda que foi feito um empréstimo de medicamento de kit intubação com um hospital particular para auxiliar os municípios.
Os gestores e hospitais alegam que houve aumento significativo da demanda e dificuldade de compra direta de sedativos e bloqueadores musculares pelos hospitais, uma vez que houve requisição desses medicamentos pelo Ministério da Saúde.
Uma próxima reunião já está marcada para a próxima segunda-feira (29/3) com os hospitais e gestores para que o Ministério Público de Mato Grosso do Sul acompanhe as medidas adotadas.