35.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de outubro, 2024

Com o apoio de evangélicos, PSC pode se tornar 3ª terceira força política de MS

Política – 09/06/2012 – 10:06

O Partido Social Cristão (PSC), com seguidores principalmente no meio evangélico, trabalha para se tornar a terceira maior força política de Mato Grosso do Sul, depois do PMDB e do PT. A legenda planeja sair das eleições de 2014 com um senador, um deputado federal e dois estaduais.

O projeto passa pelas eleições municipais deste ano, quando o PSC lançará 300 candidatos a vereador. “Vamos eleger cerca de 42”, calculou o presidente regional da sigla, Wilson Joaquim da Silva, conhecido como Wilson Dallas. Só na Capital, a agremiação tem 52 pré-candidatos, dos quais em torno de 20 disputarão a eleição. “A meta é eleger três”, acrescentou o dirigente.

Em 11 dos 79 municípios do Estado, o PSC planeja já assumir papel de protagonista. “Temos 11 pré-candidatos a prefeito”, contou Wilson. Em Sonora, por exemplo, a legenda tem grandes chances de vencer o pleito. “O partido se tornou a terceira via na eleição e embolou a disputa”, comemorou.

Na cidade, há anos a eleição é definida entre o grupo do PMDB e da Companhia Agrícola Sonora Instância, representada principalmente pelo PR. Agora, o pastor Walter, do PSC, passa a figurar entre os favoritos. “Em torno de 50% da população do município é evangélica”, observou Wilson Dallas.

Indagado, então, sobre a influência da agremiação entre os evangélicos, o presidente do PSC fez questão de ressaltar que o “PSC não é o partido dos evangélicos, mas cativa muitos”. “Somos o partido do peixinho, símbolo do cristianismo, da família”, destacou. Os evangélicos passaram de 2003 a 2009 de 17,9% para 20,2% do total de brasileiros, ou seja, 38,5 milhões de pessoas.

Hoje, segundo o levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), houve um aumento de 50% na bancada evangélica na Câmara dos Deputados e no Senado em relação à legislatura anterior. A bancada é composta por 63 deputados e três senadores. Entre os partidos, o PSC é o que mais representantes da corrente no Parlamento. São 11 nomes, seguidos pelo PR, com 10 e PRB, com 9.

Planos para o futuro

Com o apoio deste segmento da sociedade, o PSC planeja repetir o crescimento em Mato Grosso do Sul. O primeiro passo é ajudar a eleger o senador Delcídio do Amaral (PT) ao Governo do Estado para o empresário Pedro Chaves (PSC) deixar a suplência e assumir cadeira no Senado.

Ao mesmo tempo, o PSC planeja eleger um deputado federal e dois estaduais. Wilson Dallas espera ser um deles. “Estou trabalhando para isso”, adiantou. Ele, inclusive é um dos evangélicos. “Desde que nasci”, enfatizou.

Atualmente, o partido conta com 11 vereadores, dois vice-prefeitos e um suplente de senador. Nestas eleições, em Campo Grande, o partido indicará o vice do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB). “Estamos conscientizando para evangélico votar em evangélico, daqui um tempo vamos decidir o rumo das eleições e, aqui, a meta é virar a terceira maior força política do Estado já em 2014”, finalizou o presidente do PSC.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inocência: Novo polo de celulose impulsiona crescimento em MS

A Arauco apresentou nesta semana em Inocência o diagnóstico elaborado para construção do Plano de Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú. Elaborado com o objetivo...

Integrantes do BOPE MS concluem curso de Fuerzas Especiales e Luta contraterrorismo

Capitão e sargento da PMMS superam formação rigorosa e reforçam atuação no combate ao crime no estado. Na última quinta-feira, 24, dois integrantes da Polícia...

Deptran leva educação em segurança no trânsito para escolas e empresas

De acordo com o Deptran, os temas abordados em cada ação são definidos conforme o público atendido.