30.9 C
Três Lagoas
domingo, 30 de março, 2025

Com 3,5 mil atendimentos mensais, Suzano amplia e moderniza salas de estimulação contra o sono em MS

Ao todo, são quatro unidades em operação, que contam com profissionais qualificados, bicicletas ergométricas e outros equipamentos que colaboram para manter a atenção de motoristas da logística florestal.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, ampliou e modernizou as salas de estimulação contra o sono, espaços equipados com profissionais capacitados e aparelhos para exames de rotina e estimulação de condutores(as) que atuam no transporte de madeira. Com 42 mil atendimentos somente em 2024, o que corresponde a uma média de 3,5 mil motoristas por mês, as salas de estimulação são um projeto pioneiro da companhia e estão em operação desde 2016, quando a primeira estrutura foi implantada em Mato Grosso do Sul.

A partir deste ano, o projeto passou a contar com quatro salas, sendo três móveis (trailers) destinadas à operação de tritrens e uma fixa voltada à operação de hexatrens, permitindo a locomoção das estruturas até pontos estratégicos no estado. Os trailers são equipados com bicicleta ergométrica, aparelhos para aferição de pressão arterial, oxímetro, testes de coordenação motora e atenção, além de cafeteira, micro-ondas, frigobar e óculos Re-Timer, que emitem uma luz verde para estimular a atenção e inibir a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono.

“As salas de estimulação contra o sono são uma ação pioneira da Suzano para garantir a segurança e o bem-estar do nosso time de logística florestal. Além de oferecer atendimento com profissionais qualificados para uma triagem inicial, o(a) motorista encontra nesse espaço um local para tomar um café, descansar e, quando estiver preparado, seguir viagem. Essa ferramenta, aliada às tecnologias embarcadas de ponta, reforça um dos principais direcionadores da Suzano, que afirma que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, pois aumenta a segurança dos nossos colaboradores e de todos que utilizam as rodovias da região”, destaca Leonardo Giusti, diretor de Operações Florestais da Suzano em Três Lagoas.

Ao chegar à sala, o motorista passa por uma série de exames de rotina, incluindo aferição de pressão arterial, oxigenação e batimentos cardíacos, seguindo depois para a bicicleta e o uso do Re-Timer. Após esse circuito, acompanhado por profissionais de saúde e educação física, ele realiza testes de coordenação motora e atenção. Se aprovado, é liberado para descanso ou para seguir viagem. Caso reprove nos testes, precisará refazer todas as etapas ou, se necessário, a equipe será alertada para providenciar a substituição do motorista.

“A Suzano preza pela qualidade de vida do nosso time. Temos um controle rigoroso da jornada de trabalho para garantir que o(a) motorista cumpra as pausas obrigatórias, os períodos de folga e esteja descansado(a) para a atividade. No entanto, sabemos que alguns fatores fogem ao nosso controle. Questões pessoais, uma noite mal dormida ou outros motivos não relacionados ao trabalho podem afetar a rotina e a atenção. Por isso, temos esse cuidado extra para manter nossos motoristas despertos e aptos para o trabalho”, explica Gustavo Henning, gerente de Logística Florestal da Suzano em Três Lagoas.

Câmeras de fadiga

Além das salas de estimulação contra o sono, a Suzano utiliza câmeras de fadiga instaladas nas cabines dos caminhões. Esses dispositivos contam com sensores de expressões faciais para detectar sinais de sonolência, desatenção e outras distrações, como o uso de celulares. Caso sejam identificados riscos, um alerta imediato é emitido dentro da cabine e a Central de Logística Florestal é acionada para adotar as medidas necessárias, que podem incluir o envio do(a) motorista para a sala de estimulação ou até mesmo sua substituição.

O sistema opera 24 horas por dia, com comunicação constante entre motoristas e a central, que também dispõe de telemetria e outros sistemas de monitoramento dos veículos, funcionando mesmo em áreas sem sinal de internet. Essa infraestrutura moderna permite acompanhar a localização dos caminhões, o status da operação e dados de segurança, garantindo maior eficiência e resposta rápida em casos de desvio ou irregularidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Infraestrutura de vacinação de Mato Grosso do Sul terá reforço com aquisição de novos equipamentos

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.

Silvicultura ‘abre portas’ para mulheres na universidade e contribui para o desenvolvimento sustentável

O curso de Silvicultura é oferecido no polo da UEMS em Água Clara e ministrado na Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez, que oferece um espaço muito bem adequado com ambiente climatizado e equipamentos como telões de alta tecnologia sensíveis ao tato, laboratórios equipados, conexão de internet, além de uma logística primorosa com transporte para as aulas práticas de campo.

Ex escala muro, invade casa por três vezes e acaba preso pela Rádio Patrulha no Jardim das Violetas

Ação rápida dos militares impediu tragédia e garantiu que agressor reincidente fosse detido.