26.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 30 de setembro, 2024

Colheita de soja bate recorde de produção e atinge 13 milhões de toneladas em MS

Produção ocorreu em 3.529 milhões de hectares cultivados com a soja, aumento de apenas 4% em relação a safra passada. Semagro e Aprosoja apontam pesquisa e tecnologia como responsáveis pelo salto de produtividade.

27/04/2021 15h11
Por: Gabrielle Borges

A safra de soja dos anos 2020/21 bateu recorde e Mato Grosso do Sul colheu 13 milhões de toneladas do grão no período, superando as previsões iniciais. Os dados foram anunciados nesta terça-feira (27), pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e pela Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS).

O volume de 13,305 milhões de toneladas de soja produzidas no estado representa um recorde histórico, já que é 17,8% maior que as 11,325 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/2020. A produtividade também surpreendeu, fechando em 62,8 sacas por hectare, segundo dados do projeto Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA/MS).

A produção se deu em 3.529 milhões de hectares cultivados com a soja, aumento de apenas 4% em relação a safra passada. “Os números revelam que demos um salto de produtividade nesta safra, reflexo do investimento em pesquisa e tecnologia feito pelos agricultores”, destaca André Dobashi, presidente da Aprosoja/MS.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destacou a modernização do ciclo produtivo. “A tecnologia se faz com pesquisa, com o produtor adotando essas informações e com crédito no momento correto. Agradecemos aos produtores que têm feito esse trabalho excelente que representa aumento da atividade econômica de todo o Estado”, finaliza.

Mato Grosso do Sul colhe 13 milhões de toneladas de soja e bate recorde de produção — Foto: Milton Nantes/Aprosoja/MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Programa Precoce MS abate mais de 650 mil animais em cinco meses e projeta avanço na pecuária do estado

Evento em Campo Grande debateu o aprimoramento do programa que já distribuiu mais de R$ 43 milhões em incentivos e visa modernizar o setor produtivo.

Contrabando de cigarros eletrônicos gera prejuízo de R$ 104 milhões ao ano em MS

Estudo da USP aponta que MS é ponto estratégico para o contrabando devido a fazer fronteira com o Paraguai; produto é ilegal no Brasil, mas projeto de lei para regularização tramita no Senado.

Vila Terezinha e Santos Dumont serão os próximos bairros a receberem o Mutirão de Limpeza

Intuito da Administração Municipal é eliminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões.