33.6 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Clínicas e farmácias descartam materiais de forma incorreta

Saúde – 27/01/2012 – 19:01

A cidade de Três Lagoas cresce a cada dia que passa e com isso o número de farmácias e clínicas que produzem resíduos biológicos ou com algum tipo de material pesado cresce na mesma proporção. Porém, o descarte desse tipo de material não tem se dado da forma correta no município.

Cerca de 80% das quase 400 clínicas e farmácias da cidade não fazem descarte adequado dos resíduos de seu estabelecimento. Seringas e luvas contaminadas muitas vezes são descartadas de forma irregular, o que pode vir a ocasionar contaminação.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prevê que todos os estabelecimentos de saúde devem possuir um projeto de descarte correto de resíduos, além de obter uma licença ambiental. A agência prevê ainda que o descarte dos resíduos siga uma norma:

1º – há a necessidade de se caracterizar os resíduos;

2º – os resíduos devem ser classificados a partir do risco de contaminação que oferecem;

3º – o estabelecimento deve quantificar os resíduos produzidos no local;

4º – o acondicionamento dever ser feito de maneira correta

5º – os materiais devem ser tratados previamente

A fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente da cidade esta realizando a notificação dos estabelecimentos de saúde sobre a lei da ANVISA. Dessa forma, acredita-se que as clínicas de saúde e farmácias que não estão agindo de forma regular possam se adequar às normas. O prazo para adequação será de 60 dias e o estabelecimento que descumprir poderá ser multado. A multa varia entre R$ 500 e R$10.000.000, dependendo do tamanho do estabelecimento.

Fonte: Gabrielle Coutinho com informações do G1MS / ioc.fiocruz.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Lula visitará MS para agenda indígena e industrial em dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua visita a Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, com compromissos que destacam...