29.8 C
Três Lagoas
sábado, 26 de outubro, 2024

Clima deve provocar quebra de 33,6% na safrinha de MS, diz entidade

20/06/2016 – Atualizado em 20/06/2016

De 9,5 mi de t previstos inicialmente, MS deve colher somente 6,3 mi de t. Milho foi castigado pelo excesso de chuva, estiagem e agora pelas geadas

Por: Marcio Ribeiro com informações do G1

As variações climáticas que vêm ocorrendo em Mato Grosso do Sul desde o início do ano devem provocar uma quebra de aproximadamente 33,6% na projeção de produção da safrinha de milho no estado. A avaliação é da Associação dos Produtores de Soja local (Aprosoja/MS).

Segundo a entidade, antes do início do plantio da safrinha a expectativa era de que fossem cultivados até 1,793 milhão de hectares, com uma produtividade de 88,3 sacas por hectare e produção atingindo os 9,5 milhões de toneladas.

Na sexta-feira (17), a Aprosoja/MS divulgou uma nova circular do Serviço de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), com a revisão mais recente destes dados e onde é constatada uma retração expressiva de todos os números inicialmente previstos.

A área cultivada efetivamente foi de 1,740 milhão de hectares e a produtividade deve ficar em torno das 59,9 sacas por hectare, com a produção atingindo 6,3 milhões de hectares, o que configura a retração de um terço em relação ao volume inicialmente previsto.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, essa redução foi ocasionada pelo impacto de três situações climáticas que afetaram o milho. Primeiro foi a grande volume de chuvas no início do ano, o que atrasou a colheita da soja e o plantio do cereal. Depois, em abril, ocorreu um período de mais de 20 dias de estiagem, o que gerou perdas de plantas em estágio reprodutivo e por último, ocorreram geadas.

“Esse fenômeno congela a folha verde da planta, que para de realizar fotossíntese e morre. Como consequência, a espiga não evolui mais, às vezes nem produz mais grãos ou produz grãos sem peso”, explica Bortolotto.

Conforme a Aprosoja/MS, a região sul do estado foi a mais afetada pelas recentes geadas, sendo que lavouras de 13 municípios foram as que sofreram mais danos, compreendendo uma área total de 751 mil hectares.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS registra mais de 15 mil casos confirmados de dengue em novo boletim

Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

Chuva e ventos fortes permanecem neste sábado em Três Lagoas

Frente fria avança, trazendo chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento de até 60 km/h.

Corrida dos Poderes terá participação de mais de 3 mil pessoas

Organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a corrida já conta com mais de 3,5 mil inscritos, entre servidores, familiares e membros da comunidade.