30/06/2017 14h41
Por: Infoco Bolsão mais informações Clique Aqui
A agência da Caixa Econômica Federal “Cidade das Águas”, localizada na rua Elvirio Mario Mancini, nº 923, na Vila Nova, próximo ao Fórum, mudou sua forma de atendimento, o que vem gerando várias reclamações dos clientes.
A gerência da agência não quis falar com a reportagem, mas pelos comentários de quem frequenta o local, a mudança foi feita para atender a lei dos 15 minutos (Lei Municipal n° 2.704/2013), de autoria do vereador Gilmar Garcia (PSB).
A multa prevista na Lei para quem não atende os clientes em até 15 minutos nos dias normais e até 20 minutos em dias de pagamento é de 200 a 400 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), na primeira autuação, podendo ficar ainda maior se houver reincidência. Cada Uferms vale R$ 24,66.
Pelo novo formato de atendimento, as pessoas que chegam na agência não podem mais entrar direto pela porta giratória no horário de expediente. Elas têm que aguardar em uma fila antes de passar na porta giratória e os seguranças vão liberando aos poucos, para que depois os mesmos clientes peguem outra fila para adquirir a senha de atendimento.
Segundo os clientes, o novo atendimento beira a uma “ditatura”. “Além dos clientes não poder entrar direto na agência, quem está na fila antes da porta giratória não pode agachar, muito menos sentar”, disse Silvano de Morares, que mora em uma Fazenda próximo a cidade de Inocência e foi até agência para receber o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) da conta inativa.
Sua companheira, Rosenilda Jesus de Queiroz afirma que está difícil até de entrar na agência. “Eu fui entrar na agência e o segurança ficou questionando e eu falei que ia acompanhar meu esposo, ele ainda insistiu: seu esposo está la dentro mesmo, mas depois acabou deixando eu entrar”, detalhou Rosenilda.
Se não bastasse o constrangimento, ela afirma ainda que os acompanhantes também não pode ficar em pé dentro da agência. “Temos que achar uma lugar para sentar ou sair pra fora”, contou.
Outra preocupação dos clientes é quanto ao não atendimento de quem não conseguiu entrar na agência. “Como é que faz eles não deixam nós entrarmos e se acabar o horário de expediente que está na fila lá fora tem que ir embora? Tá muito ruim essa mudança”, desabafou Marcelo Galerani.
Já na agência central da Caixa na Rua Paranaíba, o atendimento continua normal. Não houve alteração.
Ação do Procon
O assessor especial Mohamed Youssef El Jarouche, que é coordenador do Procon de Três Lagoas, participou na quinta-feira (29) DO Programa Linha Direta com a Notícia, na Rádio Caçula e afirmou que já foi realizado uma reunião com os gerentes das agências bancárias e que muita coisa precisa ser mudada. “No entanto, só acredito que isso realmente irá acontecer quando nós iniciarmos as autuações no próximo mês”.
Para Jarouche, apesar de entender que as duas agências Caixa Econômica Federal estão sobrecarregadas, porque além de Três Lagoas, atendem as cidades de Água Clara, Selvíria, Inocência e Brasilândia, os direitos dos direitos cidadãos estão sendo lesados. “Além disso, existe a questão do respeito e por isso, vamos tomar providências”, afirmou.