Publicação é revisada periodicamente e inclui preponderantes agentes biológicos com risco para o homem e para a saúde pública
O Ministério da Saúde disponibiliza a obra Classificação de Risco dos Agentes Biológicos. A publicação tem por objetivo dotar as instituições e os profissionais de informações revisadas e atualizadas para a avaliação do risco dos agentes biológicos, assim como sua classificação e níveis de contenção recomendados para a manipulação.
A atualização constante da publicação tem foco nos agentes causadores de enfermidades em humanos e nas taxas de morbimortalidade. A avaliação de risco de agentes biológicos considera critérios que permitem o reconhecimento, a identificação e a probabilidade do dano, estabelecendo a sua classificação em classes de risco distintas de acordo com sua gravidade.
Embora a presente classificação seja similar às internacionais, há variações em virtude de fatores ambientais e regionais específicos que influenciam na sobrevivência e na endemicidade do agente biológico. O Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (SCTIE/MS), em parceria com a Editora MS (SE/MS), revisa a publicação periodicamente e inclui preponderantes agentes biológicos com risco para o homem e para a saúde pública, entre os quais se encontram alguns com potencial zoonótico.