Santuário de Terenos tem ostensório onde está guardado um pedaço da pele do rosto de Santo Antônio, enviado de Pádua, na Itália
Santuário Santo Antônio de Pádua do município de Terenos, a 30 quilômetros de Campo Grande, guarda um “tesouro” para os católicos, principalmente para os devotos do santo casamenteiro: um pequeno pedaço da pele da face do Santo Antônio, vindo da cidade de Pádua, na Itália, onde ele morreu.
A relíquia foi enviada para Terenos em 13 de junho de 2000, quando a Igreja Matriz foi elevada a Santuário. O município é o único de Mato Grosso do Sul a possuir uma relíquia de primeiro grau do santo.
O Vaticano considera relíquias de primeiro grau as partes do corpo de um santo. De segundo grau, são pedaços de vestes, que podem ser roupas ou acessórios, como chapéus. Já as de terceiro grau, é qualquer objeto que um santo tenha tocado.
“Terenos possui a mais forte de todas as relíquias e isso faz com que a cidade tenha uma conexão muito intensa com Santo Antônio”, afirmou padre Roberto Gomes, pároco do Santuário.
Fernando Antônio de Bulhões, nome de batismo de Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Começou sua trajetória aos 19 anos, quando entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho.
Ele ficou mundialmente conhecido por ajudar quem quer se casar ou resolver amorosos. Ele também é padroeiro dos pobres, além de ajudar a encontrar objetos perdidos.
O santo casamenteiro morreu com apenas 36 anos, na cidade de Pádua, na Itália, e por isso passou a ser conhecido como Santo Antônio de Pádua.
Celebração
O Santuário Santo Antônio de Pádua em parceria com a Prefeitura de Terenos, realizará a primeira “Festa de Santo Antônio”, com programações nos dias 11, 12 e 13 de junho, na Praça Municipal de Eventos.
No dia 11, serão realizadas apresentações culturais e show de forró com a Banda Flor de Pequi; dia 12, terá apresentação cultural e show com o cantor Edson Canela e Banda; e no dia 13 de junho, quando é celebrado o dia de Santo Antônio, será realizada uma carreata, seguida de missa campal e show católico com a dupla Alvaro e Daniel.
(*) Fonte: G1 MS