Os dias ensolarados devem dar uma trégua em Mato Grosso do Sul a partir deste final de semana. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, a atuação de uma massa de ar seco favorece as condições de tempo firme em grande parte do Estado até sábado (11).
A tendência é que um cavado em médios níveis, aliado ao transporte de umidade em baixos níveis e ao aquecimento diurno deixe o tempo bastante instável a partir do sábado a noite. A chuva deve começar a avançar pelas regiões pantaneira e centro-norte com probabilidade de chuvas com tempestades isoladas acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem atingir em torno de 30-60Km/h.
No domingo (12) a estimativa é de chuva para todo Estado, e segundo o Cemtec existe a probabilidade de chuvas de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem atingir até 80 km/h.
Em caso de rajadas de vento as recomendações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a população incluem não se abrigar debaixo de árvores, próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda, pois há risco de queda e também descargas elétricas. Outra dica valiosa é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Com a chuva, as temperaturas terão um leve declínio no domingo com máximas que podem ficar entre 27°C e 33°C. Na sexta e no sábado as máximas chegam aos 38°C.
Nesta sexta-feira (10) o sol brilha forte entre poucas nuvens ao longo de todo o dia. O tempo seco, com umidade estimada em 48% à tarde, pede mais atenção para a saúde.
Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pelo Cemtec para a Capital e alguns municípios de Mato Grosso do Sul.