A chuva de meteoros ‘Quadrântidas’ é um dos eventos astronômicos mais aguardados de 2022 pelos aficcionados pelo céu. O primeiro evento do ano será visível a olho nu e poderá ser observado em Mato Grosso do Sul até 4 de janeiro.
A data será uma excelente oportunidade para observar um show de estrelas cadentes no céu, uma vez que a previsão do tempo indica condições favoráveis. Além disso, a iluminação da lua estará em 0%, facilitando a visualização.
Essa chuva de meteoros pode produzir até 120 meteoros por hora, mas isso ocorre somente em ‘picos’ e a média é de que seja possível ver cera de 40 por hora.
De acordo com a Organização Internacional de Meteoros, o horário exato da atividade máxima da chuva será 20h40 GMT, ou seja, 16h40 horário de MS. Porém, o pico deve durar ao menos 4 horas, então assim que o sol se pôr será possível acompanhar o fenômeno.
Meteoro
Meteoro, popularmente chamado de estrela cadente, é um fenômeno que se caracteriza pela passagem de um meteoroide pela atmosfera terrestre. Meteoroides, por sua vez, são fragmentos de cometas ou asteroides, que se desprendem desses corpos celestes e ficam vagando pelo espaço em órbitas em torno do Sol.