25.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 31 de março, 2025

Chocolate industrializado no Brasil: reclamações crescem por qualidade e preço, especialistas explicam as mudanças

Consumidores brasileiros têm expressado insatisfação com a qualidade e os preços do chocolate industrializado, especialmente durante a Páscoa. Reclamações sobre sabor e alto custo se espalham nas redes sociais, com destaque para produtos que, na percepção do público, perderam a qualidade, sendo descritos como “pura gordura e açúcar”.

Especialistas apontam que isso é reflexo da redução da qualidade do cacau e mudanças nas fórmulas para reduzir custos. O preço do cacau, que quadruplicou nos últimos dois anos devido a quebras de safra e questões climáticas, também impacta a produção. Além disso, a recente alteração no Choco Biscuit, que deixou de ter chocolate de verdade, gerou críticas nas redes sociais.

A engenheira de alimentos Luciana Monteiro confirma que a qualidade do chocolate realmente piorou, devido à crise da produção de cacau e à redução da qualidade da matéria-prima. A substituição da manteiga de cacau por gorduras vegetais mais baratas também contribui para o sabor inferior. Além disso, a regulamentação brasileira de 2005 permitiu o uso de apenas 25% de cacau em produtos rotulados como chocolate.

Apesar da queda na qualidade dos chocolates industrializados, há um aumento na oferta de chocolates premium no Brasil, como os produzidos no modelo “bean to bar”, que garantem melhor qualidade e mais sustentabilidade.

A indústria de chocolates, por sua vez, defende que as mudanças visam equilibrar qualidade e acessibilidade. No entanto, as preocupações com a transparência nos rótulos e a crescente substituição de ingredientes indicam que o consumidor precisa estar mais atento à composição dos produtos.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre

Foram 49 cirurgias realizadas em janeiro, 33 em fevereiro e outras 40 agendadas em mutirão que será realizado ainda neste mês de março.

Leis garantem auxílio a vítimas de violência doméstica e para mulheres chefe de família em MS

Elaborado desde o ano passado pela Sead, o programa Recomeços vai atender mulheres vítimas de violência doméstica que estejam em situação de acolhimento na Casa Abrigo para Mulheres e que necessitem de auxílio financeiro.

MS tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.