A CESP irá realizar a soltura de 40 aves da espécie mutum-de-penacho no leste de Mato Grosso do Sul e oeste do Estado de São Paulo.
A iniciativa faz parte do projeto de Soltura do Mutum-de-Penacho, uma iniciativa da empresa para a preservação dessa espécie na área de influência da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera.
A primeira etapa do projeto foi concluída em novembro, quando 20 aves foram soltas em duas Unidades de Conservação da companhia situadas nos municípios de Brasilândia (MS), Fazenda Cisalpina, e Castilho (SP).
CARACTERÍSTICAS DO MUTUM DE PENACHO
O mutum de penacho é uma ave de médio porte que faz parte da família galiformes, ele mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa cerca de 2,8 quilos quando adulto.
O seu dimorfismo sexual acontece porque o macho tem uma crista de penas negras e enroladas, na base do bico de cor amarelo que sobe até a cabeça e a sua plumagem é predominantemente preta, com a região abdominal e cloacal de cor branca, tal como na extremidade da cauda. Já as fêmeas apresentam uma crista de penas brancas e pretas, plumagem negra na região dorsal marcada por estriações de cor clara e penas de cor castanho no abdómen e na região cloacal.
A sua maturidade sexual acontece com 3 anos de idade, eles podem viver cerca de 25 anos em cativeiro e 15 anos em seu habitat natural.A sua reprodução acontece de novembro a dezembro, o seu ninho é feito nas árvores tanto pelo macho, como pela fêmea com ramos, folhas e gravetos. A fêmea põe cerca de 2 ovos no ninho e a sua incubação dura cerca de 30 dias, que é feito somente por ela. Os filhotes costumam abandonar o ninho logo após o nascimento, depois começam a alimentar-se sozinhos, mas seguem a mãe até serem independentes.
O mutum de penacho costuma habitar o chão das florestas de galerias, matas ciliares, florestas densas, florestas tropicais húmidas, orla de matas e em praias, sendo visto principalmente de manhã cedo ou no final da tarde, eles costumam viver em pares ou grupos familiares pequenos.
Aqui no Brasil ele pode ser encontrado no sul do Rio Amazonas, na região entre o Rio Tapajós e o Maranhão do Brasil central. Além do centro ao oeste de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Além do nosso país, eles também são vistos na Argentina, Paraguai e na Bolívia.
Ele é uma ave frugívora que come frutos, além de ele comer folhas, brotos e até mesmo algumas flores, ele também come pequenos vertebrados e invertebrados. Costuma caçar caramujos, gafanhotos, pererecas, lagartixas e outros pequenos animais.
Quando ele esta perto das fazendas não hesita em ciscar o chão perto das galinhas, porém ao avistar uma pessoa por perto ele volta rapidamente para o seu habitat.
Infelizmente o mutum de penacho eram usados e criados culturalmente em muitos países para o consumo dos seus ovos. Alguns também são criados para o abate e o consumo da sua carne.
Devido a sua caça ilegal e o desmatamento do seu habitat natural, causaram a extinção ou ameaça de 107 espécies da ordem dos galiformes, incluindo o mutum de penacho. Hoje em dia a sua espécie está ameaçada de extinção aqui no Brasil.
Um fato interessante é que ele costuma se empoleirar em cima das árvores para dormir, procurando sempre o mesmo poleiro, mas em noites enluaradas ficam bastante inquietos, abandonando o ponto tradicional e buscando outro local próximo.