25/09/2014 – Atualizado em 25/09/2014
A operação atende solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico e visa manutenção dos reservatórios
Por: Assessoria Cesp
O déficit de chuvas que tem marcado este ano as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste está causando afluências desfavoráveis nas bacias hidrográficas dessas regiões. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está adotando medidas que objetivam minimizar os impactos negativos que as baixas afluências estão trazendo para a geração de energia elétrica. Para isso, o Operador conta com o apoio das empresas de geração. Foi dentro desse contexto que o ONS solicitou à CESP a realização de testes de redução de vazão a jusante da Usina Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) para minimizar o desestoque de armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Para atender a política do ONS, a CESP – Companhia Energética de São Paulo vai realizar nos dias 26, 27 e 28 de setembro testes de redução de vazão mínima a jusante da Usina Porto Primavera, conforme autorizações obtidas na Agência Nacional de Águas – ANA e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. A água economizada com a redução das vazões deverá ficar armazenada nos reservatórios a montante, atenuando a redução de seus níveis.
100 m³/s a cada hora
A vazão a jusante da usina será reduzida de 4.300 m³/s para até 3.000 m³/s. A operação será realizada com a diminuição de 100 m³/s a cada hora, das 8 h às 13 horas, durante os três dias do teste. Entre as 13 h e 18 horas as equipes técnicas da CESP farão a avaliação do teste e a estabilização das vazões. A fase seguinte só será realizada após a análise e confirmação das condições favoráveis de jusante por parte das equipes da CESP.
A Companhia vai monitorar os efeitos da redução de vazão a jusante de Porto Primavera durante os testes e após sua conclusão. O trecho de influência do teste chega a 28 km, a partir da usina até a confluência com o rio Paranapanema. Caso as equipes da Empresa constatem impactos aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, os órgãos gestores dos recursos hídricos e do meio ambiente serão avisados e poderá haver a suspensão imediata da redução de vazão e reversão ao patamar anterior.
Informações
A realização dos testes está sendo divulgada para os órgãos de imprensa da região e para os órgãos gestores, usuários dos recursos hídricos e população em geral. A população poderá obter informações também pelo serviço de atendimento 24 horas da CESP, que atende pelo telefone 0800-647 9001. As informações, que são de utilidade pública, ficarão disponíveis também no site da CESP.