18/12/2014 – Atualizado em 18/12/2014
Ceia de fim de ano fica 10,58% mais cara em 2014, aponta pesquisa em MS
Produtos das festividades de fim de ano tiveram alta em relação a 2013.
Pesquisa foi divulgada pelo Nepes nesta quinta-feira (18).
Por: G1 MS
O campo-grandense deve gastar mais com a ceia de Natal e de Revéillon neste ano. Segundo pesquisa divulgada pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nepes) da Universidade Anhanguera-Uniderp nesta quinta-feira (18), em 2014, os produtos consumidos nas festividades de fim de ano tiveram alta de 10,58%, em relação a 2013.
Segundo a pesquisa, o valor é 4,10% maior que a inflação acumulada nos últimos 12 meses em 2014, de 6,48%”, analisa.
Os dados apontam que os preços dos legumes e das frutas foram os que mais subiram. O valor da cebola teve alta de 60,84%, seguida do pêssego (49,63%), da ameixa (47,09%), da cenoura (41,32%), da laranja (29,01%), do abacaxi (20,31%) e da uva (13,92%).
Os preços das bebidas alcóolicas também tiveram aumentos expressivos, segundo o Nepes. A champagne ficou 46,41% mais caro, o vinho, 31,20% e o whisky, 17,87%. No segmento de bebidas não alcoólicas, os refrigerantes foram os que mais tiveram alta, 5,75% de um ano para o outro.
O panetone, um dos alimentos mais tradicionais da ceia, também subiu. O produto ficou 2,30% mais caro neste ano. Apesar da alta, o coordenador do Nepes, Celso Correia, afirma que o índice foi menor do que o registrado em 2013, quando a variação chegou a 4,51%.
As carnes mais utilizadas nas ceias também tiveram aumento. O leitão ficou 20,27% mais caro. Entre os pescados, o preço do bacalhau do porto teve alta de 9,62% e o bacalhau ling registrou alta de 2,44%. Entre as aves, a custo do frango aumentou 15,66% do chester, 10,29%. Já o peru apresentou grande variação de preços entre as marcas, sendo que o da Perdigão diminuiu (-4,73%) e o da Sadia aumentou (8,52%).