Prefeito de Três Lagoas fala com exclusividade à Toninha Campos sobre os primeiros meses de gestão, reestruturação da folha, valorização dos servidores e os próximos passos para educação, saúde e infraestrutura.
Na manhã desta sexta-feira, 04, o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, concedeu uma entrevista exclusiva ao ‘Programa Toninha Campos’ da Caçula FM 96.9, marcando os quase 100 dias de sua gestão. Em tom firme e com fala direta, o chefe do Executivo municipal afirmou que a prioridade até aqui foi reorganizar a estrutura interna da Prefeitura para dar condições reais de avanço em todas as áreas.
“É impossível avançar sem antes entender as receitas, despesas, o material humano e toda a infraestrutura. Foram três meses de trabalho diário, sem finais de semana e sem descanso, com o objetivo claro: reorganizar a casa”, destacou Maia, ao se referir à reestruturação administrativa e financeira da máquina pública.
FOLHA DE PAGAMENTO COMO TERMÔMETRO
Segundo o prefeito, um dos pontos mais sensíveis foi o ajuste da folha de pagamento, que, segundo ele, precisava ser equilibrada para garantir a saúde fiscal do município. “Tivemos que reavaliar contratos, rever gratificações, horas extras e benefícios, como as insalubridades que estavam defasadas ou desatualizadas, algumas ainda vigentes desde a pandemia”, revelou.
Ele explicou que a reorganização foi necessária para que, a partir de maio, todos os servidores possam usufruir dos seus direitos com segurança e regularidade. “Estamos finalizando o trabalho para entregar um sistema equilibrado, onde todos possam receber o que é justo, com transparência e responsabilidade. Já conseguimos equalizar o Vale-Alimentação e vamos retomar gratificações, abonos e horas extras com critérios claros”, garantiu.

VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES E DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO
Questionado sobre os impasses com a categoria dos professores no início da gestão, Cassiano reafirmou o compromisso com o cumprimento da lei do piso nacional. “Mantivemos o diálogo com a educação. Vamos concluir o escalonamento e entregar o reajuste do dissídio. Fizemos o dever de casa para isso. Mas o foco não é só o professor: também estamos cuidando dos profissionais administrativos da educação e de toda a administração pública”, ressaltou.
CRÍTICAS E TURBULÊNCIAS NO INÍCIO DA GESTÃO
Toninha trouxe à tona as críticas que o prefeito recebeu logo nos primeiros dias de governo, principalmente por conta das exonerações e mudanças na estrutura de cargos. Cassiano não se esquivou: “Eu não fui eleito para agradar, mas para fazer o que precisa ser feito. Sempre trabalhei com planejamento, foco e responsabilidade. A turbulência faz parte, mas o resultado vai aparecer. Não herdei nada, tudo que construí foi com esforço. É assim que sigo na política”.
Cassiano também foi perguntado por Toninha sobre a condenação da atual secretária de Educação de Três Lagoas, Ângela Brito. A titular da SEMEC foi condenada pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) a 6 anos e 3 meses de detenção, além do pagamento de 26 dias-multa. A condenação refere-se ao período em que ela ocupou o mesmo cargo em Campo Grande, durante a gestão do ex-prefeito Gilmar Olarte, há cerca de uma década. Ela pode recorrer da decisão.
Maia reforçou que espera pela absolvição de Ângela nesse caso, e que não se faça ‘julgamentos antecipados’ em relação à sua situação. “Aqui em Três Lagoas, a professora Ângela sempre fez um bom trabalho, fazendo uma boa entrega na educação. Eu espero, que realmente ela seja absolvida, e que a gente consiga ter uma melhor educação, um melhor atendimento, nas famílias, nas nossas crianças, vou estar sempre cuidando que a gente tenha tudo isso.”
PRÓXIMOS PASSOS: SAÚDE E DESENVOLVIMENTO
Após encerrar os ajustes internos, o prefeito sinalizou que o momento agora é de retomar obras e investimentos, especialmente nas áreas da saúde e infraestrutura. “Estamos prontos para acelerar. A população vai começar a ver os resultados desse trabalho intenso de planejamento. A saúde será prioridade no próximo bloco de ações, e já temos um plano robusto em andamento”, adiantou.
Cassiano finalizou a entrevista com tom otimista e agradeceu à equipe técnica e aos servidores que compreenderam a importância do momento. “Eu tenho certeza de que agora, com a base feita, poderemos avançar com responsabilidade e eficiência. A população de Três Lagoas vai ver uma gestão presente, planejada e que cuida de todos.”