Política – 14/05/2012 – 14:05
A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta segunda-feira (14) dois novos diretores da Casa da Moeda, órgão que está passando por auditoria desde o início do ano, em razão de suspeitas de irregularidades administrativas.
Foram exonerados Sergio de Farias, vice-presidente de comércio international, e Claudio Eliseu da Costa Lagoeiro, da área de produção.
ENTENDA
O ex-presidente da instituição Luiz Felipe Denucci foi exonerado depois de uma série de escândalos que envolveram até o nome do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Em fevereiro, a Folha revelou que o ministro manteve o economista no cargo de presidente mesmo depois de ter sido informado de suspeitas de corrupção no órgão.
Um conjunto de documentos de uma operadora financeira em Londres aponta que, entre 2009 e 2011, offshores em nome de Denucci e sua família movimentaram cerca de R$ 50 milhões em contas no exterior.
O dinheiro seria resultado do pagamento de comissões por fornecedores da Casa da Moeda. Denucci nega as suspeitas. Denucci já era investigado pela Polícia Federal por supostas operações irregulares com dinheiro, cerca de R$ 1,8 milhão, que trouxe do exterior por meio de um banco nos Estados Unidos.
Uma representação contra ele originou a abertura de investigação protocolada por senadores da oposição na Procuradoria-Geral da República. O procurador-geral, Roberto Gurgel, transferiu o caso para a primeira instância.
Fonte: Folha.com