Veículo trafegava pela região da Av. Filinto Muller em uma área proibida e não foi localizado pela polícia.
Na tarde deste domingo, 1º, uma carreta que transportava implementos agrícolas causou uma série de danos enquanto trafegava pela Avenida Filinto Müller, no Centro de Três Lagoas. Com excesso de altura, o veículo derrubou galhos de árvores e rompeu fios de energia e internet ao longo do trajeto. O incidente também afetou o funcionamento de um semáforo localizado no cruzamento com a rua Alfredo Justino, que ficou inoperante, elevando o risco de acidentes na região.
Além dos prejuízos causados à rede pública e de telecomunicações, o rompimento dos fios do semáforo exige reparos por parte da prefeitura para restabelecer a sinalização. Populares fizeram diversas denúncias à Polícia Militar, que realizou buscas pela região, mas o caminhoneiro responsável não foi localizado. O trânsito de caminhões de grande porte na área central de Três Lagoas é um tema que gera constantes debates. Apesar das restrições impostas por decretos municipais, ainda é comum flagrar veículos de carga descumprindo as regras.
Em vigor desde 2011, o decreto proíbe o trânsito de caminhões com peso bruto total superior a 12 toneladas em vias centrais delimitadas pela Rua Duque de Caxias, Avenida Rosário Congro, Rua João Silva e Rua José Amílcar Congro Bastos. Em 2012, uma alteração no texto-base criou um corredor de circulação permitido para caminhões na Avenida Filinto Müller, ligando diferentes pontos da cidade.
O decreto prevê exceções para veículos de serviços essenciais, como ambulâncias, caminhões de mudança, veículos de imprensa e serviços de emergência. Operações de carga e descarga também são regulamentadas, sendo proibidas em determinados horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. Utilitários de até três toneladas estão liberados, desde que sigam as regras de estacionamento.
Entretanto, a falta de fiscalização e conhecimento por parte de motoristas faz com que muitos desrespeitem as normas, prejudicando o trânsito e a segurança da população. As infrações podem resultar em multas, previstas nos artigos 181 e 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Polícia Civil irá investigar o caso para identificar o condutor e responsabilizá-lo pelos danos causados.