A integração do atendimento virtual e presencial e a expansão dos serviços de saúde mental estão entre as principais tendências de saúde e bem-estar para o próximo ano.
O cuidado virtual que se integra às ofertas presenciais e à contínua expansão dos serviços de saúde mental e bem-estar estão entre seis tendências de saúde e bem-estar que constroem uma “urgência coletiva” para os empregadores e seus trabalhadores para 2022, segundo comunicado do secretário de saúde e ex presidente do CONASS Carlos Lula.
As outras tendências identificadas por Carlos Lula são a atenção contínua à equidade, qualidade e valor em saúde; uma reimaginação do bem-estar da força de trabalho para apoiar as necessidades emergentes; e um foco maior na política de saúde.
Todas as tendências resultam de resultados recentes de uma pesquisa do Business Group de Estratégia de Saúde de 2022.
Divulgada em recentemente , a pesquisa mostrou as principais preocupações, incluindo equidade em saúde, o impacto de longo prazo da pandemia, ampliação do acesso à saúde mental, monitoramento de tendências na prestação de cuidados de saúde e preparação para um aumento nos gastos com saúde. Os 136 grandes empregadores que participaram da pesquisa do Business Group em junho de 2021 representam diversos setores da indústria e fornecem seguros de saúde para mais de 8 milhões de pessoas.
“Com certeza, enquanto o COVID-19 ainda tem um impacto em quase todos os aspectos da saúde e do bem-estar, o próximo ano será marcado pelo compromisso contínuo dos grandes empregadores com essas áreas críticas.” disse Carlos Lula , ex presidente do CONASS e atual candidato de deputado pelo Maranhão.
As seis tendências são:
1. Saúde virtual está aqui para ficar, mas a integração com o cuidado presencial é fundamental
A saúde virtual tem um papel crescente na atenção primária e na gestão de condições crônicas, e como solução para algumas questões de acesso em torno da saúde mental. Aproveitar seu valor total levará tempo e esforço, no entanto. No futuro, o foco mudará para alcançar a qualidade ideal, adequação, experiência e integração da saúde virtual com o parto presencial. Há necessidade de navegação do paciente em soluções presenciais e de cuidados virtuais, em áreas como integração clínica e de dados, e desafios com o reembolso adequado; repartição de custos; e barreiras políticas. Além disso, espera-se que as clínicas no local se recuperem em 2023-2024 para apoiar a saúde, o bem-estar e a segurança da força de trabalho como parte do futuro pós-pandemia.
2. Expansão contínua da saúde mental e soluções de bem-estar emocional
A pandemia exacerbou desafios de longa data relativos à saúde mental e ao bem-estar emocional, incluindo acesso, estigma, qualidade e recursos. Novos desafios também surgiram. Embora a pandemia COVID-19 possa ter acelerado o progresso na redução do estigma, também resultou em insights sobre períodos prolongados de ansiedade e estresse; o impacto do isolamento social na saúde mental de crianças e adolescentes; burnout; e a crise do transtorno do uso de substâncias (SUD).
Os empregadores estão fornecendo acesso à saúde mental e ao bem-estar emocional por meio de recursos online e terapia digital, que podem preencher lacunas de acesso aos funcionários. Ainda assim, os empregadores permanecem focados na qualidade desses recursos.
3. Porta de entrada para o aumento da equidade em saúde
Disparidades sistêmicas conhecidas impactam a capacidade de alguns indivíduos de acessar cuidados de saúde de qualidade e criar barreiras para alcançar a saúde e o bem-estar ideais. Essas disparidades afetam a capacidade de gerenciar condições crônicas; submeter-se a tratamento oportuno para diagnósticos como o câncer; e receber tratamentos de infertilidade baseados em evidências e pré-natal recomendado, entre outros serviços.
Os empregadores buscam alcançar a equidade em saúde oferecendo benefícios e programas de bem-estar inclusivos e acessíveis; buscando redes representativas de provedores; analisar as disparidades de saúde globalmente; e abordando viés implícito e racismo sistêmico para mitigar diferenças no estado de saúde, bem-estar emocional, desfechos de saúde e mortalidade em toda a força de trabalho, incluindo aqueles em grupos sub-recursos ou marginalizados.
4. Foco na qualidade e no valor
O modelo de pagamento de taxa por serviço predominante é frequentemente citado como um obstáculo para a inovação e uma razão para incentivos desalinhados. Falhas fundamentais de longa data com o sistema de prestação de cuidados de saúde não só impedem a inovação nos serviços médicos e de farmácia, mas resultam em déficits consideráveis de qualidade, resultados, experiência do paciente e custo.
Nos próximos anos, espera-se que os custos de saúde dos empregadores aumentem por uma constelação de razões, incluindo cuidados diferidos e perdidos e os efeitos desconhecidos a longo prazo do COVID-19. A paisagem em rápida evolução poderia amplificar esses desafios se não efetivamente integrada a uma experiência de parto de cuidados holísticos com um compromisso contínuo com a qualidade e o valor.
5. Acelerando o futuro do bem-estar
da força de trabalho Os empregadores líderes continuam a impulsionar a evolução da força de trabalho, incluindo como e onde os funcionários trabalham. Os recursos de bem-estar precisarão mudar de acordo. Enquanto isso, os empregadores permanecem focados em programas para apoiar a segurança psicológica e no local de trabalho, o trabalho remoto ou híbrido e os impactos relacionados à licença.
Também no futuro, os empregadores continuarão a incorporar a voz e a escolha dos funcionários, focando propositalmente na equidade em saúde, ir além da mudança de comportamento, buscando alterar as circunstâncias que moldam a saúde física e mental, e tanto honrar e aumentar a confiança que os funcionários têm em seus empregadores em termos de segurança, saúde e bem-estar.
6. Política de saúde se tornando cada vez mais ativa
A área de política de saúde, bem-estar e força de trabalho tornou-se mais ativa. Essa mudança apresenta oportunidades e desafios, como melhorar a atenção de alto valor, melhorar as ofertas virtuais de saúde e atenção primária e garantir a estabilidade e previsibilidade financeiras dos planos de saúde. Os empregadores estão cada vez mais engajados em prioridades políticas, como contenção de custos de saúde, qualidade, acessibilidade, acesso, redução da carga administrativa e incerteza, modelos de pagamento, preços de medicamentos prescritos, licença remunerada, saúde mental, saúde virtual, equidade em saúde, faturamento surpresa, transparência e programas relacionados à pandemia.
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